quarta-feira, 9 de junho de 2010

Como dar banho em bebê?

A expectativa do primeiro banho dado sempre causa alguma ansiedade nas mães. Como será? como o bebê irá reagir?
Algumas maternidades já adotaram como rotina ensinar à mãe como o banho deve ser dado.
Mas vamos lá, sem traumas....
Primeiro deixe tudo que você irá usar à mão:- Algodão em bolas ou em pedaços- Cotonete- Alcool 70%- Sabonete - o sabonete líquido é uma boa pedida, mas o essencial mesmo é que ele seja neutro. - Toalha - de tamanho que dê para você enrolar o bebê, suave ao toque e com boa absorção.- Creme contra assaduras- Fralda (leve sempre duas, às vezes bem na hora que a gente vai colocar, o bebê resolve fazer algo)- Troca de roupa
Prepare a banheira, enchendo-a de forma que cubra o corpo do bebê. A temperatura deve ser morna, entre 36-37°C; caso você se sinta mais segura, use um termometro (há vários tipos e em formatos divertidos).
Tire a fralda , faça a limpeza dos genitais com algodão e água morna.Tire a roupa.Coloque o bebê na banheira, semi deitado, de barriga pra cima, passando o braço por trás das costas do bebê, segurando-o pela axila.Com a outra mão e um pedaço de lagodão, limpe o rostinho do bebê. Em seguida, molhe a cabeça e passe um pouco de sabonete neutro. Enxague com cuidado.Em seguida ensaboe (use o minimo de sabonete) pescoço, axila, braços, peito e enxague bem.Pegue um pouco mais de sabonete e lave os genitais cuidadosamente, sempre lavando primeiro a vagina/pênis e depois o ânus, para evitar contaminação.Depois lave as perninhas e pés.Lave bem as dobrinhas , pois acumulam sujeira e podem gerar assaduras se não forem bem limpas.Levante o bebê da banheira , enrole-o na toalha e vá secando-o cuidadosamente, dando atenção às dobrinhas.Deixe a toalha enrolada, cobrindo o peitinho, enquanto você limpa o coto umbilical com cotonete embebido em álcool a 70%. Passe outro cotonete em toda volta do coto, até que não saia mais secreção.Em seguida passe o creme contra assaduras, coloque a fralda e vista-o.
T O Q U E S:
***O bebê novinho pode estranhar o banho e chorar. Para acalmá-lo, converse com ele, cante... a voz da mãe é calmante para o bebê.
***caso o bebê chora ou se assuste com o banho, tente dar banho nele de bruços. Ao invés de deixá-lo de barriga pra cima, segure-o de bruços e dê obanho. Geralmente essa posição deixa-o mais seguro, acalmando-o.
***Caso esteja muito frio, você poderá dar o banho em duas etapas. Primeiro você despe o bebê , porém sem tirar a fralda. Enrole-o num cueiro, deixando a cabeça pra fora. Em seguida limpe o rostinho com algodão embebido em água morna , e em seguida segure a cabeça acima da banheira, lave-a com um pouco de sabonete, enxague e seque-a. Depois desenrole o bebê, tire a fralda, limpe os genitais e faça o banho como acima descrito.

Um comentário:

  1. Me deu saudade de dar banho em bebê...
    Bjkas e um bom dia.

    ResponderExcluir

Obrigada por ter vindo!