terça-feira, 29 de junho de 2010

Compulsão Alimentar

Esse é outro tópico que há tempos quero fazer... sobre a tal da compulsão.
Já sofri muito com transtornos alimentares e sem dúvida a compulsão é o começo de tudo.
Pessoas que sofrem de compulsão sentem imensa dificuldade em seguir uma dieta ou RA, pois trata-se de um vício e como tal deve ser tratado.
O pior é que por se tratar de comida, algo que é bom, as pessoas sentem dificuldade em ver o que está acontecendo.
Não é como o vício em bebida, quando você encontra a pessoa bêbada.
Pessoas com compulsão alimentar costumam comer grandes quantidades de comida em pouco tempo ou até se sentir desconfotável. Outro sintoma é sentir vergonha disso ou até mesmo comer escondido estas grandes quantidades.
Outra característica é querer comer até acabar determinado alimento ( por ex., vc compra duas caixas de bombom e come até o fim...) Ou ainda, esconder a comida para ter o que comer e/ou esconder o lixo ( para não descobrirem que você comeu tudo aquilo).
Em geral, os compulsivos atacam a comida em episódios de ansiedade e sentem vergonha do que fizeram, porém não conseguem se controlar para não acontecer de novo.
Antigamente esse tipo de transtorno não era levado a sério, porém atualmente a comunidade médica reconhece e há tratamento específico.
Como qualquer vício, não há uma cura conhecida, mas há diversos tratamentos, que em geral são multidisciplinares, envolvendo clinico, psiquiatra, psicólogo, endócrino, nutricionista...
Durante muito tempo lutei contra a compulsão alimentar, sem ao menos saber direito qual era meu real inimigo. Sempre escutava que me faltava força de vontade ou que era fraca, entre outras pérolas ( que não ajudam em nada, muito pelo contrário, pioram a situação).
Somente depois de muita andança e sem querer, descobri, tratei e hoje estou conseguindo me manter. É dificil? Sim, mas não é impossível!
Uma das coisas que mais me ajuda é estar sempre conversando com pessoas que tem o mesmo problema que eu e assim, encontramos soluções .
Então, se estiver com algum desses sintomas, não aguarde mais e vá procurar auxílio, ok?

bjs

6 comentários:

  1. Vixii oq atrapalha e MTOO a minha RA é realmente a compulsão..mais depois que fiz psicoterapia ate que isso mudou mto e hoje penso mtooo antes de comer..mais tem vezes que é inevitavel....e ja percebi que minha compulsão vem sempre depois que alguma tristeza...


    e concordo que devemos procurar auxilio com outras pessoas!!


    bjocas

    ResponderExcluir
  2. Essa bendita compulsão!
    São nossas emoções querendo chamar atenção. Melhor resolver nossos conflitos, a comida não resolve nada né. É importante pensar em nossas emoções, no que estamos sentindo quando a compulsão acontece. Assim vamos nos conhecendo e fica bem mais fácil quando sabemos o que provoca isso. Mas se não consegue compreender sozinha...os profissionais estão aí para nos ajudar.
    Continua se cuidando amiga!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Pie amiga, que bom que gosta do meu cantinho... brigada pelos seus recadinhos adooorrrooo...
    nossa sobre o assunto ai de cima... nem me fala, nossa compulsão por doces é o meu fraco, mais já estou me livrando...
    Bjs no coração

    ResponderExcluir
  4. OBS: este bolo que a moça está comendo é uma delícia... meu Pai eterno me segura...
    bjs no coração

    ResponderExcluir
  5. Realmente a compulsao alimentar, é uma doença
    Que precisa ser tratada.
    Muita gente pensa que é frescura, mas a comida, gordurosa e o doce principalmente agem como uma droga no cerebro´
    Que bom que se curou e buscou ajuda.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus! até que enfim encontrei alguem que sabe realmente o que eu tenho... sobre ficarem dizendo que não tenho força de vontade, que não me amo, que não amo minha familia e outras bobagens. Ficam tentando encontar em mim uma culpa.
    eu sempre comparei o meu problema a um vicio, dependência, como aalcol, droga, realmente é muito parecido. amanhã tenho (pela primeira vez) uma consulta com uma psicóloga. Espero que ela me entenda e sobretudo, me ajude. até mais!
    bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por ter vindo!