quinta-feira, 3 de junho de 2010

Congelamento de leite materno

Oi Pessoal, essa é para gravidinhas e mamães.

Pra quem me perguntou sobre congelamento do leite materno, segue as explicações que eu seguia:
Vasilhame: usava de plástico ou vidro, limpava-os bem em água corrente com detergente e depois esterelizava com o esterelizador de mamadeira para microondas, durante 10 minutos.·
Ordenhava o leite materno com bombinha elétrica; antes da ordenha eu fazia massagem no peito com as mãos, em direção à auréola.
O leite materno ordenhado pode ser armazenado por 15 dias no congelador; por 3 meses no freezer separado de outros alimentos; ou 24 horas na geladeira.
Quando for guardar, coloque uma etiqueta no pote, com dia e hora da ordenha.· O transporte entre o trabalho ou a casa e o local onde se encontra o bebê pode ser feito dentro de um isopor com gelo, sempre no frio mais intenso que seja possível e bem fechado para não contaminar. Caso o leite esteja congelado, nao ha necessidade de colocar gelo dentro da caixa térmica. O leite descongelado não deve ser congelado novamente.
Cuidado para não haver descongelamento durante o transporte.· Para utilizar o leite, basta deixar descongelar em temperatura ambiente e aquecer a quantidade a ser oferecida em banho-maria (o leite deve ficar morno).
O leite que sobrar não deve ser aproveitado.
Não aqueça no microondas.·
Para evitar desperdício, é melhor congelar poucas quantidades de cada vez, em torno de 100-150 ml.
Não ordenhar no mesmo frasco onde há leite congelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!