terça-feira, 8 de março de 2011

Bom Dia Mulherada!!!



Boooom Dia Meninas!!!!


Antes de mais nada, que todas tenham um ótimo dia não só hoje, DIA DA MULHER, mas sim todos os dias do ano!

Fala sério, mulher é um bicho sem igual!
Somos consideradas sexo frágil, mas aguentamos jornadas longuissimas; temos que ser mulher, mãe, filha, esposa, amante, professora e aluna!
Temos TPM, cólicas, sangramentos mensais, aguentamos horas de trabalho de parto, cortes de cesarea, seios rachados, menopausa!
Parabéns a todas nós!!!!!!!!!!




Desafio 1º de Abril
INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ DIA 13/03/2011


Para conhecer as regras e fazer sua inscrição,  vá em 



RA*
Domingo deu tudo certo! Consegui me manter na linha, comi, mas na pontuação de manutenção. Segunda idem.
Hoje está ok até agora e quero que permaneça assim


AF*
Domingo fiz 40 min de ergométrica pela manhã. Depois mais 30 min a noite.
Segunda fiz 70 min bem de manhãzinha msm.
Hoje acordei mega cansada, mas ainda vou fazer, com certeza!


RF*
Ok, ok.



Pense nisso....
"Que o teu alimento seja teu remédio" (Hipócrates)



Matéria


refluxogastroesofagico
Os distúrbios digestivos são considerados um dos problemas mais comuns na saúde. A doença do refluxo gastroesofáfico (DRGE) geralmente ocorre como resultante do refluxo de ácido gástrico ou do conteúdo intestinal na área do esôfago, podendo até causar uma inflamação denominada esofagite.
Esse quadro pode ser desencadeado pela ingestão de algum agente irritante, infecção viral ou uso de sonda, tornando-se crônica por demora do esvaziamento gástrico, aumento de pressão na região abdominal, vômitos recorrentes, presença de hérnia de hiato, diminuição da pressão fisiológica do esfíncter esofágico inferior e até mesmo por alterações metabólicas, neurológicas ou alérgicas.
Os sintomas mais comuns do refluxo gastroesofágico são a azia e a regurgitação, seguidos por outros sintomas como dor, plenitude pós-prandial (desconforto após a refeição), náusea e dificuldade de deglutir. Outro sintoma relatado sem muita frequência é o mal estar causado pelo aumento de saliva associado ao início da azia.
Também pode ocorrer apresentação clínica de problemas otorrinolaringológicos associados com refluxo, os quais incluem rouquidão, tosse crônica, pigarro, granulomas de cordas vocais, laringite e sinusite, carcinoma de laringe, halitose (mau hálito) e dores de ouvido. Do mesmo modo, doenças pulmonares podem aparecer, como asma, bronquite, pneumonia aspirativa e fibrose pulmonar.
Em crianças saudáveis menores de 2 anos de idade, os episódios de refluxo são normalmente fisiológicos e muitas vezes apresentam sintomas, sendo a regurgitação o mais característico. Essa situação foi denominada de regurgitação infantil, sendo diferenciada da doença do refluxo gastroesofágico. A regurgitação é um evento frequente e que a maioria das crianças, mesmo sem tratamento específico, fica assintomática após o primeiro ano de vida, e que poucas ainda regurgitam durante o segundo ano.
As manifestações clínicas da doença do refluxo gastroesofágico na infância são praticamente as mesmas dos adultos, porém aproximadamente 70 a 90% das crianças com refluxo apresentam vômitos. Dessa forma, várias complicações têm sido descritas devido ao refluxo, dentre elas: hemorragia digestiva, baixo ganho de peso e falta de desenvolvimento, irritabilidade, doenças pulmonares recorrentes, parada respiratória, síndrome de morte súbita do lactente, síndrome de Sandifer, alterações neuropsiquiátricas e até cardiopatias congênitas.
Crianças com doença do refluxo gastroesofágico podem desenvolver hipersensibilidade oral. A presença de regurgitações, dor, desconforto e esofagite são um dos principais fatores associados à recusa alimentar, choro durante as refeições, dificuldade em aceitar o cardápio proposto, rejeição de certas texturas e consistências, e o comportamento de manter o alimento na boca cuspindo-o após algum tempo sem tê-lo mastigado. Isso contribui para o aparecimento de prejuízos funcionais porque é comum que sejam feitas modificações nas refeições na tentativa de facilitar sua aceitação e consumo (alimentos mais leves e de menor consistência). Esse tipo de adaptação não favorece o amadurecimento dos padrões normais de alimentação, resultando em imaturidade mastigatória.
Hábitos alimentares e tipos específicos de alimentos podem ter um papel significativo no início, tratamento e prevenção de muitos distúrbios gastrointestinais. Em muitos casos, a dieta também pode exercer um papel na melhoria da sensação de bem-estar e na qualidade de vida, além da redução da dor e sofrimento. Com isso, os objetivos do cuidado nutricional são para:
1 – Prevenção da dor e da irritação – é importante evitar alimentos de pH ácido, tais como sucos cítricos, tomate e refrigerantes, pois podem causar dor quando o esôfago estiver inflamado. Uso de condimentos como a pimenta do reino causa irritação;
2 – Prevenção do refluxo – evitar bebidas alcoólicas, café e alimentos contendo cafeína, por aumentar a secreção gástrica. Refeições ricas em gordura, proteína e de alta quantidade calórica reduzem a velocidade do esvaziamento do estômago e estimulam a secreção gástrica. Alimentos gordurosos, álcool, bebidas gaseificadas e carminativos (menta e hortelã) reduzem a pressão do esfincter esofágico inferior, aumentando o refluxo;
3 – Redução da acidez – evitar o consumo de alimentos que aumentem a secreção gástrica (como os alimentos citados anteriormente).
Vale ressaltar que as medidas comportamentais para se evitar o refluxo são indicadas, como: elevação da cabeceira da cama, evitar deitar-se nas duas horas posteriores às refeições, evitar o uso de roupas apertadas, suspensão do hábito de fumar, além da perda de peso quando é diagnosticado obesidade.
Para orientações individualizadas agende consulta com um Nutricionista.



Para entrar em contato:
Twitter: @cacausp
Email: blogdacacausp@gmail.com


*Glossário:
AF : Atividade Física
RA: Reeducação Alimentar
RF: Reeducação Financeira

Avisinho:
Faz muito tempo que gostaria de criar um blog voltado para as crianças, hoje criei o http://llicaodecasa.blogspot.com/ onde vou salvar tudo que encontrar na net para crianças do ensino infantil e fundamental. Quem tiver indicação de material, me mande, ficarei agradecida!



bj bj bj 

20 comentários:

  1. Oi Cacau ! Eu moro na zona Sul na região de Santo Amaro !
    Voce é prfessora de educação infantil ? Porque eu sou ! Vi que voce está fazendo um outro blog sobre trabalhos... Vou dar uma olhadinha por lá tb.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Cacau!
    Muito obrigada pela visita e por compartilhar mais uma dica para segurar a vontade de doces! Aveia também é gostoso, além de ser mais saudável que o Corn Flakes, ainda auxilia na remessa do colestorol para fora do corpo. Obrigada mesmo.
    Mas tem muito material por aqui! Já li algumas coisinhas, mas ainda nem deu para chegar no blog das comidinhas, mas eu chego lá!
    Vou ter que voltar com mais calma, para ler tudo e, inclusive, para poder participar do desafio! Afinal, vc já chegou lá! Eu ainda estou no começo da caminhada, mas estou feliz da vida porque estou aprendendo a caminhar de novo.
    Beijinhos e obrigada pelo carinho.
    Krika

    ResponderExcluir
  3. oi cacau amei essa ideia do desafo, da uma animada e tanto.
    adorei a materia tb sobre o refluxo.
    beijokas e feliz dia internacional da mulher.

    ResponderExcluir
  4. Oie Cacau, felicidades pra nos, bjosssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Oiii querida passei pra lhe desejar um dia maravilhoso ....
    que tudo de bom aconteça.........

    Parabéns pra nós mulheres!!

    beeijos.........

    Lindona!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, que seu dia seja rosa choque. Eu tenho refluxo gástrico a muitos anos e tomo medicação diariamente. Um saco. Bjks

    ResponderExcluir
  7. Oi, Cacau!
    Tudo bem?
    Prazer em te conhecer!
    Já passei por aqui e já te sigo há alguns dias.

    Um blog infantil é muito bacana! Vou passar lá pra conhecer.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi Cacau...
    Feliz dia da mulher pra ti tb...é bem isso tudo q tu falou, homem não suportaria 1/3 do que a gente suporta.
    Bom qto a RA e AF aqui tb tudo caminhando, já estou participando do desafio de carnaval do blog da Flavia boa sorte no seu desafio, tudo é valido né.
    Um otimo finalzinho de feriado p ti
    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  9. Oi Cacau, que bom que a RA está seguindo bem! Continue firme!

    E parabéns pra nós nesse dia especial!

    Bjussss

    ResponderExcluir
  10. Oi cacauzita...
    Muito bom ver vc animada com tantas novidades, vou conhecer seu blog novo e estou torcendo para que o desafio seja um sucesso, muito legal a idéia de premiação acho que deixará a blogosfera em polvorosa...
    bjkas e aproveite "nosso" dia

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Cacau! Parabéns pra vc tbm. Tu és um exemplo de garra, força e determinação e dá muito orgulho para a classe, rs.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pelo carinho. Notei que vc foi capa de revista e não banca a estrelinha. Parabéns. Beijinhos. vou te seguir!

    ResponderExcluir
  13. Olá Cacau!
    Adorei a visitinha e pode ter certeza que estarei te seguindo!
    Adorei sua história. É animador conhecer pessoas como vc que conseguiram atingir seus objetivos. São coisas assim que dão um "up" e com certeza tbém chegarei lá!
    Que vc tenha uma excelente semana!
    Um super beijuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  14. Brigado cacau!
    feliz dia das mulheres p/vc tb....
    bjokas

    ResponderExcluir
  15. falou e disse cacau!!
    somos guerreiras e merecemos comemorar diariamente !! rs
    um feliz dia da mulher !!
    esta fazendo bastante at. fisica....adooro,parabens!!
    bjoss

    ResponderExcluir
  16. Oi Cacauuu!! Parabéns pra você tb!! Vc está tão magrinha, é um exemplo pra todas nós. Mil beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá Cacau

    Obrigado pela visita :D ja te sigo também =)

    eu tenho refluxo, é uma chatice,ando sempre com azia :/

    Tenha um bom dia :D

    beijo

    ResponderExcluir
  18. Olé bgda plo seu comentário no meu blog ;D Tb t estou seguindo e já me inscrevi para o seu desafio no post do desafio mesmo ;) bgda plo convite bjinho grande e bom resto de semaninha :D

    ResponderExcluir
  19. Oi que legal que me linkou, amei seu blog, parabéns, ja estou seguindo bjinhus

    ResponderExcluir
  20. Oieee linda! Adorei a ideia do desafio! Era o que faltava pra me dar aquela motivada e emagrecer! Eu quero ganhar os prêmios que são maraaaaaa! Até tirei foto da balança do meu peso inicial! Bjão.

    ResponderExcluir

Obrigada por ter vindo!