domingo, 20 de março de 2011

SEGUNDA FEIRA tá aí né...

Boooooooom Dia Meninas!


Pois é, segunda é manhã, dia internacional de começar a dieta(ou melhor a RA)... e estou retomando minha RA e AF com tudo!


Desafio 1º de Abril!!!
Quem ainda não enviou o peso da primeira pesagem do Desafio, por favor envie o mais rápido possível em http://blogdacacausp.blogspot.com/2011/03/1-pesagem-do-desafio.html

Quem não enviar até HOJE estará fora do desafio.




Selinhos
Então meninas, fiz uma  série de selinhos com peso, quem quiser pegar é só entrar em http://imaginatica.blogspot.com/2011/03/pesos.html



Como calcular sua meta
Eu ando me sentindo suuuper gorda, e fui procurar na net se minha meta  está legal e achei um cálculo, onde leva em conta a estrutura física.
Meça seu pulso e depois divida a sua altura por este resultado.
Por exemplo, eu meço1,60m e meu pulso mede 17 cm.
Então ficaria 160 : 17 = 9,41 
 ou seja, tenho estrutura grande e minha meta deveria ficar entre 57,5  e 60,5 kg.
Bate com minha meta, que gosto de ficar entre 56 e 58 kg. 
Há épocas em que gostaria de pesar 52-54 kg, mas acho que é demais né....







Matérias:


Desmistificando a nutrição 
Fonte: www.ANutricionista.Com


Todos os dias somos bombardiados por informações sobre os alimentos. São produtos novos que chegam ao mercado, novas descobertas sobre o valor nutricional dos alimentos, pesquisas e estudos da área
São tantas informações difundidas ao mesmo tempo que, muitas vezes, fica difícil para as pessoas filtrarem os conceitos mais importantes ou mesmo entenderem a utilidade daquele conhecimento. E é justamente nesse momento que surge o nutricionista como um mediador, cuja função é promover a educação alimentar.
Neste sentido, venho percebendo que apesar de todo avanço da área, ainda persistem vários mitos acerca da nutrição.

Quem nunca ouviu dizer que algum alimento fazia mal, sem saber justificar o motivo?? Vamos lá, lembre-se dos conselhos de nossas tias, mães, avós.  Alguns dos principais mitos são os seguintes:

Leite com manga faz mal

Ora, isso é uma tremenda bobagem! Essa ideia surgiu no tempo da escravidão. Naquela época, havia um elevado consumo de manga pelos escravos, devido à  fartura da fruta. Dessa forma, os senhores de engenho, pensando em diminuir o consumo de leite por parte dos escravos,  inventaram que comer
manga e tomar leite fazia mal, podendo causar até mesmo a morte! Pura invenção.

Comer depois das 6 da noite engorda

O que realmente influencia no ganho de peso é o QUANTO você come e a QUALIDADE dos alimentos que você escolhe. Dessa forma, se a dieta for na qualidade e quantidade certas, fracionada (3 em 3 horas) e equilibrada, e se houver prática de atividade física regular,  pouco importa o horário em que você janta!

Ovo aumenta o colesterol ruim

Apesar do ovo apresentar uma quantidade significativa de colesterol na sua composição, se for consumido cozido e com moderação (3 x por semana) , não eleva os níveis séricos de LDL (colesterol ruim).

Deve-se beber 2 litros de água por dia

A quantidade de água necessária para cada organismo depende da freqüência de atividade física, temperatura ambiente, composição corporal, idade Dessa forma, a melhor forma de avaliar se estamos bebendo a quantidade suficiente de água é através da coloração da urina, que deve ser clara e sem odor forte.

Carboidrato engorda

Cortar o carboidrato da dieta é o maior erro que as pessoas podem cometer no momento de perder peso! Vamos analisar: 1 g de carboidrato tem 4 calorias assim como 1 g de proteína que tem exatamente a mesma quantidade de calorias! A gordura, por sua vez, apresenta 9 calorias em cada grama.
Além disso, a falta de carboidrato no organismo gera cansaço e  irritabilidade.

Água com limão em jejum emagrece

Pura ilusão! O máximo que a pessoa vai conseguir com essa prática é uma terrível gastrite!

Canjica e cerveja preta aumentam a produção de leite.

Em primeiro lugar, o consumo de álcool é totalmente contra-indicado durante a lactação. Não existe nenhum alimento que por si só aumente a quantidade de leite materno. A fórmula mágica continua sendo o trio: boa hidratação + alimentação saudável + descanso.

Viram só quantos conceitos errôneos sobre alimentação?
Por isso, quando o assunto é nutrição, sempre é necessário procurar um profissional  nutricionista, pois ele é a pessoa capacitada para esclarecer dúvidas e oferecer orientações nutricionais confiáveis.

///////////////////////////////////////////

Alerta Nutricional - Obesidade nas Escolas
Fonte: www.anutricionista.com

As crianças são grandes agentes de mudanças porque  se encontram em formação de hábitos, aprendizado pessoal e também contagiam pais e familiares.
A escola depois da família é o espaço que deve estimular hábitos saudáveis de alimentação.  A nutrição inadequada é uma barreira ao aprendizado.
Pesquisas mostram que crianças que não se alimentam direito acabam por prejudicar seu desenvolvimento escolar.  A  obesidade infantil transformou-se em um problema sério de saúde, numa epidemia que vem se
alastrando e já atinge parte expressiva da população nessa faixa de idade.
Infelizmente dados publicados em 27 de agosto de 2010 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) deixou nutricionistas e educadores alarmados.
Porto Alegre é apontada como a capital com maior número de estudantes obesos e segundo dados do IBGE indicam que a cidade também tem maior freqüência de escolares com sobrepeso .
A Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE) mediu o peso e a altura de quase 60 mil adolescentes da 9ª série, em todas as capitais brasileiras.
Conforme o levantamento, realizado pelo (IBGE), Porto Alegre é a capital brasileira com maior número de estudantes obesos (10,5%). Na média das capitais, o percentual de obesos foi de 7,2% Rio de Janeiro e Campo Grande ficaram na segunda e terceira posições.
O principal problema nutricional verificado pela PeNSE foi o excesso de peso, que compreende o sobrepeso (peso acima do recomendado pela OMS) e a obesidade (excesso de peso crônico, segundo a OMS). Os escolares da rede privada tinham as maiores prevalências de obesidade.
No caso do sobrepeso, as maiores frequências entre escolares também aparecem em Porto Alegre (20,1%). A menor frequência foi registrada em Palmas (10,9%). O sobrepeso é mais freqüente entre estudantes das escolas privadas.
Dos 60.973 estudantes que participaram da PeNSE, 58.971 tiveram peso e altura registrados. O déficit de peso foi observado em 2,9% da amostra, o sobrepeso atingiu 16,0% e a obesidade, 7,2% (totalizando 23,2% com excesso de peso). A maior parte dos escolares (74,0%) estava dentro do peso
considerado adequado.
Dentre as informações coletadas, a pesquisa constatou que 35,8% das estudantes que se achavam muito gordas estavam, na verdade, dentro do peso adequado. Do mesmo modo, 51,5% das adolescentes entrevistadas que informaram ter tentado emagrecer estavam dentro do peso normal. Por outro
lado, quase 90% dos adolescentes que tentaram ganhar peso estavam no estado
nutricional adequado.
Diante destes dados alarmantes, para que se tenha sucesso ao estimular hábitos alimentares saudáveis nas crianças e adolescente é preciso que haja além do conhecimento técnico, muita criatividade paciência e persistência. O profissional nutricionista tem um campo muito grande a explorar quando o
assunto é alimentação escolar.
A obesidade é uma doença multifatorial, ou seja as causas são muitas, mas pesam mais os hábitos alimentares baseados no fast food, salgadinhos e guloseimas e as horas passadas em frente da televisão ou jogando video game. Se faz necessária a implantação de medidas de prevenção e de intervenção no combate a este desequilíbrio nutricional. Devemos direcionar os estudantes a praticar uma vida saudável. Ressalto neste caso o aumento da atividade física e o incentivo à hábitos alimentares saudáveis.
A proposta de um projeto ousado de educação alimentar envolvendo a tríade Pais, Escola e Comunidade surge, ou amanhã além de crianças e adolescentes obesos teremos a continuidade de futuros profissionais obesos.


 Para entrar em contato:
Twitter: @cacausp
Email: blogdacacausp@gmail.com

*Glossário:
AF : Atividade Física
RA: Reeducação Alimentar
RF: Reeducação Financeira

Meus blogs

Minha história. http://cacauconseguiu.blogspot.com/
Quer malhar? http://belezasaudavell.blogspot.com/
Adoro artesanato! http://artesannata.blogspot.com/
Selos, gifs e imagens relacionadas a RA http://imaginatica.blogspot.com/
Meus devaneios sobre o ambiente doméstico http://llardocelar.blogspot.com/
Tudo que encontro para educação infantil e fundamental http://llicaodecasa.blogspot.com/


bj bj bj

12 comentários:

  1. Poxa, mas eu nao escapo mesmo desse G, viu? Oh letrinha que me persegue! hahaha

    Brincadeiras a parte, eu nao conhecia esse metodo mas sempre suspeitei que sou "grande" pelo tamanho das maos em comparacao com as minhas amigas, que tem dedos finos e delicados e eu sempre tive a mao "grande e fofa". Cada um tem sua caracteristica.

    ResponderExcluir
  2. É, sempre a segunda, mas estou feliz porque hj estou equilibrada e ontem tb estive. O bom é fazer de todo dia, segunda-feira, no q diz respeito a dieta. Bjus.

    ResponderExcluir
  3. Realmente eu vou ter que entrar num buraco 1,56m, estrutura G , peso ideal 56 kg atual 79,3 nada mais nada a menos que 23,3 kg acima. E lá se foi meu domingo depois desta constatação, rsss (brincadeirinha)
    bjs, feliz dia dos blogueiros prá vc

    ResponderExcluir
  4. Adorei os selos.
    Amiga ando preocupadissima com minha filha, tenho medo dela ficar como eu, por isso coloquei na natação, tenho que cuidar para ela não sofrer como eu, bom domingo, bjinhus

    ResponderExcluir
  5. oi cacau!
    tenha um otimo retorno de ferias,espero que tenha relaxado e curtido,e vamos firmes nesta semana com os exercicios,fiz no sab e hoje vou fazer tb....rs
    bjoss e otima semana!!

    ResponderExcluir
  6. oi cacau, amei a tabela. minha meta é 65 kg e na tabela o meu peso ideal deu 64kg tô bem perto. tenha um ótimo domingo bjão

    ResponderExcluir
  7. Fiz a continha do gráfico: meu peso ideal é em torno de 70k. Estrutura grande, tenho 1.73 e atualmente peso 68, 68,20...

    Adorei o seu gráfico,

    Beijus Cacauzinha!

    ResponderExcluir
  8. Então, o meu deu P, com peso ideial de 48 kg O.O, mas eu já pesei 50kg e era muito muito magrinha...não sei n se isso ta certo!

    ResponderExcluir
  9. coloquei meu peso naquele link lá em cima. mas vou repetir aqui.
    medi na balança da minha sogra, tenho medo de estar errado, mas estou com 68

    ResponderExcluir
  10. Oii amiga passei o findi viajando assim que eu chegar na minha cidade eu vou me pesar e posto pra vc.
    Bjjss

    ResponderExcluir
  11. Oi Cacau, que legal essa continha, nunca tinha visto, interessante... Vi que sou tamanho M rs, 54kg. Já pesei isso e sem dúvida me sentia super bem...
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  12. Oie Miga,

    Passando aqui para desejar uma excelente semana,

    Beijus Paty ........

    ResponderExcluir

Obrigada por ter vindo!