sábado, 12 de março de 2011

Viagem / Obesidade Infantil

Bom Dia Meninas


Continuo me empenhando nas férias.
Ontem levei as crianças para conhecerem Paraty. Há uns anos acampamos perto de lá, mas não tínhamos ido até a cidade. Levei-os  ao centro histórico e aquela praia do centro; almoçamos  e voltamos. A foto do twitter de ontem foi tirada lá.



Depois que voltamos, alugamos uma espécie de triciclo, onde dava para andarmos os 4 juntos. Era mais ou menos assim:
Mas não tão arrumado assim... na hora estava tão divertido q nem tirei foto. Se der, tirarei nos próximos dias.


RA
Ui, nem vou falar uhauhauhauahauhauha

AF
Fiz 40 min de caminhada ontem, mas hoje desisti de fazer.... kkkk, fiquei brincando (literalmente) com eles umas duas horas ontem na piscina, acordei quebrada uhauhauahauhauhaua

Agora falando de algo muito muito  sério...

Fiquei assustada com a quantidade de crianças obesas que encontrei na praia. Todas turistas, e o que parece é que quanto maior o nível econômico, maior o IMC.
Na praia, de maiô, dá para ver claramente a quantidade de crianças com sobrepeso. E não estou falando de gordinhos, pois há determinadas fases da vida que as crianças tendem a ser mais gordinhas ( perto dos picos de crescimento). São crianças beeem gordas. Às vezes vejo famílias inteiras assim.
Aqui onde estou a diária incui café da manhã. Vejo claramente que não há um esforço dos pais em orientar sobre alimentação.
Ok, ok, eu não sou a mãe perfeita! Mas por ter sofrido com obesidade desde o começo da adolescência, sei bem o que sofre a criança / adolescente gorda. Tb não quero que meus filhos desenvolvam algum tipo de disturbio de tanto cobrá-los, mas eu sempre os oriento.
Falo sobre gordura, explico o que é colesterol. Evitei o video game até meu filho mais velho fazer 10 anos. Sempre os levo para praticar atividade fisica e os brinquedos sempre são aqueles antigos, que fazem a criança se mexer.
Óbvio que eles comem bolachas, chocolates e são dificceis para  comer frutas, mas vou tentando!
Uma coisa posso ter orgulho, ele ODEIAM Mac Donalds uhauhauahuahauhauhauahauh para vcs verem que o exemplo tb ajuda.... tanto eu quanto o pai deles odiamos Mac, então desde sempre nunca gostamos de ir lá. Levei eles algumas vezes porque queriam os brinquedinhos, mas nunca comiam os lanches.
Tento sempre fazer uma alimentação mais equilibrada. Óbvio que sempre há os dias excepconais, mas sigo orientando... e caso um deles passe por algum problema alimentar algum dia, estarei sempre ao lado para ajudar.
Algumas coisas interessantes que achei na net sobre o tema, posto abaixo.

Dicas para combater o sobrepeso e a obesidade infantil:



Achei muito legal essa pirâmide de atividades para crianças, acho que podemosn aplicar até a nós mesmas né!


IMC infantil que é um pouco diferente que o nosso:


Mais simplificado:




Problemas ósseos associados ao excesso de peso em crianças:





bj bj bj e ótimo sabadão

8 comentários:

  1. Olá queridaaa

    Adorei a matéria de hoje..muito interessante, não custa nada sermos saudáveis ne?

    Porte se bem e tenha um Óptimo dia!

    beijooo

    ResponderExcluir
  2. se obesidade já é sério para adultos, imagino para crianças

    amigaaa morro de vontade de conhecer paraty !!

    beijossssssss

    ResponderExcluir
  3. OLA GATONA, CURTA MESMO AS FERIAS... E SIM AS CRIANÇAS EM OBESIDADE ESTAO CRESCENDO CADA DIA MAIS...FICO ABISMADA TBM.. TEMOS QUE FAZER ALGO COMEÇANDO PELOS NOSSOS FILHOS....GRAÇAS A MINHA NAO É...


    TENHA UM OTIMO FDS.. BJS

    ResponderExcluir
  4. Cacau, muito interessante essa matéria de hj e assim, até os alimentos específicos pra crianças tratam como se c ctz elas estao comendo menos do que deveriam e isso tá mt errado. Criança precisa de vitamina, certo! Mas não de suplementação sempre... eu fiz uma vez um teste que veio num folder sobre um produto de aliemntação infantil, descobri por mim mesma que Vinicius (meu filho) come suuuuper bem, gosta de salada na medida do possível, gosta de carne e nem gosta mt de chocolate, como direitinho, na hr certa e talz, mas no teste que fiz do produto dizia que ele nao comia bem, ainda! Claro que pra me fzr comprar o produto, imagina q o fato de querermos o melhor pro nosso filho e vermos um resultado desse da vontade de q? de entupir ele de comida pq ele ainda nao ta comendo bem! Tem que acabar com essa história que nossos avós diziam "criança saudavel é gorda" pq nem é bem assim hehee

    ameeei o post mesmo

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu sou super a favor de brinquedos antigos, não sei se vou conseguir cumprir quando tiver filhos, rs.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  6. Oie amiga,

    Seu post caiu como luva, pq hoje no meu post disse está preocupada com o sobrepeso do meu filho de 4 anos, que está comendo descontrolado e hoje o seu post me ajudou bastante. Eu vou procurar fazer mais atividade fisica com ele, pq praticamente passamos a semana inteira dentro de casa, ai já viu, é TV e comer.

    beijos e aproveita bastante ai suas férias

    ResponderExcluir
  7. Post interessantíssimo!!!!!!!!!!
    Parabéns!!

    E paraty é tudo pra mim.. amo aquele lugar..
    Cidade onde eu cresci e fui muito feliz!

    Bju enorme

    ResponderExcluir
  8. É amiga obesidade infantil é coisa séria mesmo, sou de uma geração onde gordura era sinal de saúde...
    Graças a Deus a ciência e a medicina avançaram e o pensamento hoje é outro...
    bjs e divirtam-se

    ResponderExcluir

Obrigada por ter vindo!