segunda-feira, 11 de abril de 2011

Dica de nutrição para quem está malhando

Bom Dia Meninas!!!!

Ótima matéria para quem malha, olhem só:



O exercício ocasiona consumo de oxigênio, o que desperta o interesse sobre a formação de radicais livres e o estresse oxidativo. É sabido que o consumo de oxigênio aumentado durante e após o exercício ativa caminhos metabólicos específicos que resultam na formação de radicais livres, principalmente no caso de exercícios de alta intensidade. Mas o que é estresse oxidativo?
Estresse oxidativo corresponde à formação aumentada de radicais livres e à incapacidade do sistema antioxidante combatê-los. Isso ocorre em situações de grande demanda física, como certas doenças (infecções, cânceres, diabetes, doenças reumatológicas, doenças neurodegenerativas, etc), déficit nutricional, estresse psicológico e esforço físico exagerado. Os radicais livres agem na membrana das células, no DNA e em proteínas, acarretando lesões que são responsáveis por alterações da função celular. Então, podemos afirmar que os radicais livres são vilões e que neutralizá-los deve ser uma meta? Não.
O desequilíbrio da produção de radicais livres e, portanto, o estresse oxidativo é que precisa ser combatido, não os radicais livre em si. Nosso organismo, por exemplo, precisa de radicais livres para: a ativação do sistema imunológico e combate de infecções bacterianas; produzir óxido nítrico (NO) e, assim, prevenir o desenvolvimento de hipertensão arterial; e  agir em processos de detoxificação de medicamentos no fígado.
Os estudos apontam que a produção de radicais livres é aumentada quando o organismo é exposto ao exercício físico de alta intensidade, bem como aqueles realizados por longos períodos ou efetuados até a exaustão. É interessante observar que o treinamento físico programado ao expor o organismo ao aumento da produção de radicais livres, promove o processo de adaptação. Nesse processo de adaptação do organismo ao exercício, há o aumento da expressão gênica e, por consequência, a produção de enzimas antioxidantes: catalase, glutationa peroxidase e superóxido dismutase. A literatura mostra que corredores e triatletas possuem atividade aumentada de superóxido peroxidase. A glutationa peroxidase é dependente de selênio e sintetizada a partir da glutamina e a superóxido dismutase é dependente de cobre, zinco e manganês. Desse modo, podemos inferir que a dieta está envolvida no processo adaptativo da formação de radicais livres no exercício programado.
É importante apontar, também, o mecanismo de defesa antioxidante não enzimático, o qual engloba nutrientes específicos e reforça o papel da dieta na prevenção e controle do estresse oxidativo. São eles: a vitamina C, a vitamina E, o beta caroteno, os polifenóis e a coenzima Q.
Recentemente, foram publicados trabalhos associando estresse oxidativo, exercícios de longa duração e/ou extenuantes a dieta rica em antioxidantes e a expressão gênica de enzimas antioxidantes. A manutenção dos estoques antioxidantes do organismo depende intrinsecamente da ingestão de determinados grupos de alimentos ou da suplementação controlada de nutrientes. Em caso de suplementação, atenção deve ser redobrada, pois o excesso de cobre, ferro evitamina A age como pró-oxidante, facilitando a síntese de  radical hodroxil – a harmonia entre vitaminas e minerais é para a adequada ação antioxidante.
Portanto, a dieta é importante fator para promoção e manutenção do balanço oxidante/antioxidante para atletas e praticantes regulares de exercícios de alta intensidade. Cereais integrais, leguminosas, carnes, sementes oleaginosas, hortaliças, frutas e laticínios devem ser consumidos em quantidades recomendadas e personalizadas para que as necessidades nutricionais sejam atingidas. O uso de suplementação deve ser avaliado e prescrito por nutricionistaem casos específicos.


Fonte:www.anutricionista.com


Para entrar em contato:
Twitter: @cacausp
Email: blogdacacausp@gmail.com

Meus blogs
Minha história.
http://cacauconseguiu.blogspot.com
Quer malhar?
http://belezasaudavell.blogspot.com
Adoro artesanato! 
http://artesannata.blogspot.com
Selos, gifs e imagens relacionadas a RA
http://imaginatica.blogspot.com/
Meus devaneios sobre o ambiente doméstico 
http://llardocelar.blogspot.com
Tudo que encontro para educação infantil e fundamental 
http://llicaodecasa.blogspot.com/



bj bj bj

17 comentários:

  1. Cacau, nunca tinha ouvido falar nesse estresse oxidativo...muito boa dica...bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Cacau... adorei a matéria... ótima dica.
    Ah!!! Vim aqui para me inscrever no desafio...
    Vou deixar os dados lá no post do desafio, tá?
    Bjussss

    ResponderExcluir
  3. Excelente post!!!
    Recebi os mimos sábado de manhã, fiquei sem internet e nem postei... Obrigada por td! Vou me inscrever no desafio dos namorados, deixa ver se eu abaixo o peso ate começar, pq estacionei nos 97 kg...
    bjocas!!!

    ResponderExcluir
  4. Oie amiga

    Boa dica, nunca tinha ouvido falar de estresse oxidativo!!!

    beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  5. Nossa nem sabia disso
    parabéns pela escolha da matéria
    bjinhusssssss da lÚ E ÓTIMA SEGUNDONA

    ResponderExcluir
  6. oi cacau!
    menina; cada coisa que eu nem sabia que existia!
    bem legal seu post...
    bjokinhas,
    otima segunda feira

    ResponderExcluir
  7. Oiii

    Não vejo a hora da minha shape chegar, to louca pra te ver...

    Otima dica

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi lindona!
    Muito interessante o post, obrigada!
    Ótima semana!bjoo

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post. Cacau linda obrigada pelo carinho e pelo convite, mais como eu não cumpri o desafio do 1º de abril não quero me comprometer com esse e falhar, mais mesmo sem me escrever , me considero participante, pois quero estar mais sequinha até lá rsrs. Beijos. Linda, eu em quanto tempo vc emagreceu os 41 kg? acho que já li em algum canto mais esqueci. bjs

    ResponderExcluir
  10. Tb não sabia disso, adorei ......

    Beijus Paty

    ResponderExcluir
  11. OBGADA PELA DICA CACAU!!! TEXTO SUPER INTERESSANTE!!! OLHA COMO EU FAÇO PARA ME INSCREVER NO DESAFIO? BJUSSSSS

    ResponderExcluir
  12. oi cacau, como tenho diabetes e malho 2 horas por dia vou conversar com minha endocrino sobre isso e anecessidade de suplementação, não quero tantos anti oxidantes em minha vis, bjs e boa terça!!! Amei a matéria...

    ResponderExcluir
  13. Oi Cacau ... parabens pela reportagem da revista viu .. esta otima ...bjus

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post! Super dica!:)
    Vou lá conferir o desafio pra dar um UP!
    Beijoooos

    ResponderExcluir
  15. oi cacau!
    como malhadora de carteirinha que sou...rs ja tinha lido muito a respeito,adorei o post ,super importante,eu suplemento a minha alimentaçao para compensar um pouco o desgate..rs
    bjos e uma otima semana !!

    ResponderExcluir
  16. Cacau obrigada! Não sabia de nada disso!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por ter vindo!