quarta-feira, 6 de abril de 2011

Maldita TPM!!!

Oiiiii Meninas, como vcs estão?
Antes de mais nada, quem quiser participar do desafio Dia dos Namorados, entre em: http://blogdacacausp.blogspot.com/2011/04/desafio-dia-dos-namorados.html

Agora preciso dizer...

Eu odeio  TPM!!!

Poutz, já não basta a gente sangrar todo mês? Tem q ter este trem????


Sei q domingo e segunda  comi trocentas  barrinhas de cereais, fruta seca, fruta normal.... tudo para não me acabar numa barra e chocolate ou algum quitute de padaria.... Domingo e segunda consegui ficar na pontuação da manutenção... mas ontem.... comi sementes, tempurá, fruta seca, salada de fruta, pão, barrinha de cereal.... de longe já estourei a pontuação!!!! E eu só tenho 16 dias para emagrecer os 3,6 kg... poooutz.
E é uma vontade meio sem explicação, vontade de doce, de coisa oleosa.... aí q me liguei q este mês, por causa das férias, não coloquei a agenda do celular para me avisar da maldita.... adivinha! Tô no 26º dia do ciclo, TPM nas últimas..... ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh..... e agora a tarde começou aquele mal estar básico... ou seja, até sexta deve descer.... mas até lá, aguenta a fera!

Minha consulta!
Ah, hoje fui no cardio, um amor de pessoa, me perguntou até sobre minha TPM! E olha q nem falei disso a ele! Quando falei q fazia AF pelo mens 4x por semana , bike, dança e agora corrida.... ele me passou um complemento de Ômega 3 e 6, mais outro complemento fitoterápico a base de vitamina E e 3 tipos de plantas. Tudo  isso para ajudar no condicionamento, melhorar os sintomas da TPM, do stress ... disse q devo usar por pelo menos um ano, mas ele quer me ver daqui uns 45 dias. Tudo manipulado. UI, nem quero ver o preço disso tudo uhauhauhauha.
Tb me disse q os exames estão ótimos, eco ok! ergométrico ok! sangue ok! E q minhas dores devem ser do meu velho conhecido stress. Senti confiança pois ele questionou, levantou hipóteses, fez uma bateria de perguntas e parece ter se interessado em solucionar meu problema. Ah, tb falou q seria interessante contratar um personal ou entrar na academia para alguém me orientar... mas pagando essa medicação, ainda tem as coisas q tive q comprar e tenho q pagar.... nem dá para entrar na academia agora.... vou aos poucos... lendo a O2, acompanhando a Rô e a Sammy... e vamô q vamô.
Se alguém tiver, conhecer site ou alguém que tenha material sobre corrida, passa pra mim, please!!!


RA
Q isso??? uhauhauhauha
Tô brincando.... hoje estou me contendo, somei até agora 700 cal e já são mais de 5 da tarde. Pra janta vou fazer bastante legume, assim eu fico mastigando....

AF
Fiz ergométrica, pois minha GO sempre bate na tecla que é preciso de exercitar na TPM para o raio das endorfinas ajudarem... pior q ajuda mesmo hehehehehe


A matéria de hoje é bem no estado q me encontro hehehe

Comida x Emoções. 
Você tem fome de que?
(eu amei esse texto, imprimi 2 vias, uma coloquei no quarto e outro na minha bolsa)

A sociedade atual está nos transformando em máquinas de competitividades.
Não somos mais seres, quem dirá humanos. Somos sim, consumidores, e como a própria diz estamos realmente levando ao pé da letra e nos consumindo.
Ser feliz? Muitos se perguntam: O que é isso mesmo?  Quando foi a última vez que senti plenamente esta emoção?
Precisamos ser os mais bem sucedidos profissionalmente, esteticamente e financeiramente porque para poder consumir tudo o que nos torna melhores e mais bonitos é preciso muito dimdim.
Queremos roupas, jóias, cabelos das atrizes de novelas, fazer lipo, turbinar os seios e de quebra somos convencidos também a comer tudo o que tiver apelo marketeiro. Somos eternamente insatisfeitos com nosso corpo e confundimos estética com qualidade de vida e saúde.
Estamos sempre correndo atrás de algo, como se sempre faltasse alguma coisa, e nos sentimos vazios. Todas estas coisas geram muito estresse e um sofrimento emocional muito grande. E adivinha como preenchemos o vazio? É, eu sei, eu sei mas  infelizmente é com a comida.
O grupo musical Titans é muito feliz na letra da sua música "Comida", quando nos questionam: "Você tem fome de que"? E nos fazem um alerta sobre o fato de que nossas necessidades emocionais também precisam ser saciadas.
Veja este pequeno trecho:
"A gente não quer só comer
A gente quer prazer
Prá aliviar a dor"
Partindo do princípio que fome é uma necessidade orgânica e fisiológica e que comida é a energia que precisamos para manter nosso corpo vivo e funcionando, responda você mesmo: Toda vez que você ataca a geladeira ou se alimenta, está realmente com fome?
Veja bem, quando um animal sente sede, ele busca água, quando sente fome, caça seu alimento e come até sentir-se saciado. Nós seres humanos, somos privilegiados, somos inteligentes, temos consciência de nossos atos e também somos dotados de livre arbítrio e poder de escolha. Então, temos tudo para fazer boas escolhas. Porém, somos levamos por nossos desejos e emoções não resolvidas.
Ensino algumas técnicas básicas para meus pacientes poderem se livrar desta armadilha:
- Coma a cada três horas, assim não terá fome exagerada.
- Toda vez que sentir o impulso de comer fora de hora, pergunte-se: Estou com fome ou com vontade de comer? Estou com fome de que? O que me incomoda neste momento? Traga para o consciente a situação e tente resolver.
- E se ainda assim for difícil resistir, tenha sempre a mão alimentos pouco calóricos para dar trabalho para os dentes, uma dica legal é uma maçã picadinha, pepino; e coma devagar! Isso reduzirá a ansiedade pela
mastigação.
- Faça uma atividade física para canalizar o estresse (caminhada, musculação, ioga, dançar, etc)
-Alimente também seu espírito, tire um tempo para olhar para dentro de si, para meditar, orar  ou até mesmo contemplar a natureza.
- Seja persistente, estes episódios não duram muito tempo, em média 10 minutos.
Mais um trecho dos Titans: " Desejo, necessidade, vontade"
Urgentemente precisamos aprender a lidar com as nossas emoções, pois é
muito comum nos alimentarmos compulsivamente, mais por ansiedade do que por
fome.  Esperamos que o alimento nos traga novamente uma sensação de bem
estar e caímos num ciclo vicioso. E depois o que nos resta é aquela
sensação de estufamento, de culpa e enorme ressaca moral.
Lembre-se, emoção resolvida não vira comida!
Fonte: www.anutricionista.com


Para entrar em contato:
Twitter: @cacausp
Email: blogdacacausp@gmail.com

*Glossário:
AF : Atividade Física
RA: Reeducação Alimentar
RF: Reeducação Financeira

Meus blogs
Minha história.
Quer malhar?
Adoro artesanato! 
Selos, gifs e imagens relacionadas a RA
Meus devaneios sobre o ambiente doméstico 
Tudo que encontro para educação infantil e fundamental 


bj bj bj e se inscrevam no DESAFIO Dia dos Namorados em : http://blogdacacausp.blogspot.com/2011/04/desafio-dia-dos-namorados.html

17 comentários:

  1. Oi miguinha, TPM ninguém merece, eu ainda fico com a barriga (que já não é pequena) virada numa bola de basquete, tão dura de inchada que fica e com essa sensação vem junto aquela nossa velha conhecida síndrome de estar ENORME...

    Um bjo pra vc e segura essa ansiedade que tudo isso vai passar.

    ResponderExcluir
  2. ai Cacau, teu post disse tudo pra mim... tava precisando mesmo ler td q vc postou, TPM é a treva né, aja quem nos aguente né
    e o texto sobre compulsão... eu como td q é emoção... queria tanto melhorar isso em mim

    ResponderExcluir
  3. Hehehe adorei a tirinha!!!
    TPM ninguém merece!! Eu também odeio TPM!!
    Ótima matéria!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. oi cacau!
    ai nem fale de tpm, o meu drama é bem melodramatico, alem de ficar uma fera fico uma manteiga derretida, se eu fosse a continuaçao do quadrinho do bandido, o meu ultimo quadrinho seria: sentada no sofa com um chocolate e chorando por nao ter dado a bolsa a ele..kkkkk
    bjokinhas... melhoras ai

    ResponderExcluir
  5. Nem me fale em TPM, arghhhhhhhhhh!
    Tô nessa tbm, mas a minha monstra chega só na segunda ou terça...

    Que bom que gostou do médico, nada como ter confiança no profissional!

    Bjus

    ResponderExcluir
  6. AI CACAU TPM É TERRÍVEL MESMO , A ÚLTIMA ME DESEQUILIBROU INTEIRINHA!!! AGORA É QUE ESTOU ME REFAZENDO BJUSSSS FLOR MELHORA LOGO!!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde amiga, eu também estou me sentindo assim. Como faz pouco tempo que parei para pensar nisso, me ajuda numa coisa? Com quantos dias do ciclo posso considerar TPM? Meu ciclo é de mais ou menos 28 dias... E vamos vigiar heim!! rsrrs Estou apostando muito nos legumes também, parece que ficamos mais saciadas e conseguimos diblar a fome de doces!!!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  8. oi amiga!
    adorei a tirinha,to aqui rindo muito,o pior eh que eu queria mesmo lutar kung fu...hahaha
    mas ninguem merece e nem aguenta essa maldita tpm ...rs
    mas logo vai passar e vc vai emagrecer bastante,continue firme!bjosss

    ResponderExcluir
  9. Oi,Cacau!Td bem?Bá TPM é rala mesmo a minha quase me levou ao fundo do poço nesse último mês,mas ainda bem que eu segurei a onda,ams comi muita porcaria sim eu confesso, ainda bem que tu tá cometendo excesso,mas pelo menos com coisas saudáveis, pelo menos isso.
    Quanto ao texto achei muito pertinente é isso mesmo o que está acontecendo estamos consumindo tudo sem se preocupar com as consequências queremos a melhor casa o melhor carro, mas nem queremos saber como faremos para pagá-lo depois...
    Beijosss

    ResponderExcluir
  10. Oie Cacau, sei bem como é isso, é horrivel mesmo, mas mantenha a calma que ja passa,bjoss

    ResponderExcluir
  11. Oie Miga,

    Eu queria nunca ter TPM ....... hihihhi

    Beijus Paty

    ResponderExcluir
  12. Menina, qd conseguir material sobre corrida posta no blog!
    Eu tb to procurando faz tempo e o q encontro não me ajuda em nada. Eu to começando a correr aos poucos, mas do meu jeito, q pode não ser o jeito certo pra conseguir mais condicionamento. De qq jeito eu já estou feliz por conseguir correr uns 15min direto pois antes não conseguia nem correr 2min sem ficar quase desmaiando, hehehe.

    Bjs ;***

    ResponderExcluir
  13. oi Cacau, sabe o que sabota a gente, essa tal TPM, até seguimos a RA e AF direitinho, mas quando chega esse dias colocamos tudo a perder, até seria fácil ver se é fome física ou psicológica, mais os meninos do Titãs não tem TPM né? a nossa é hormonal kkkk, tem essa? amiga segura firme e forte a vontade, aumenta AF, já qe tá liberada pelo cardio, e força, que vc consegue emagrecer pra sua festa bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Cacau,

    TPM ruim demais!!! Mas é bom saber que de resto, a nivel da saude, esta tudo bem!!!

    Bem bom esse cartoon, se bem k a TPM é inimiga em casos de força maior pode ser uma aliada...hihihi...

    Tudo de bom

    Jinho

    http://fazendocontascomoespelho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. kkkk....eu também fico terrível de TPM...Adorei a matéria, nossa eu precisava muito ler isso...bjos

    ResponderExcluir
  16. Amiga, eu concordo MALDITA TPM... essa acaba com a gente, com tudo da gente... E dura muito tempo essa coisa... mas fazer o que né, temos que conviver!!!

    Bela matéria, eu tenho sempre uma maçã ao lado, mas não adianta muito não, rsss...

    Bjinhos light´s e tenha um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  17. Adorei a tirinha
    huahauha

    tpm nos mata mesmo.
    E pq o doce né? Pq nao sentimos vontade de alface quando esatamos assim?
    Dificil explicar

    beijao

    ResponderExcluir

Obrigada por ter vindo!