segunda-feira, 16 de maio de 2011

Compulsão Alimentar

Bom Dia Meninas!!!!

Como passaram de final de semana?
Ontem eu ainda tive um teco de compulsão. Não foi igual aos outros dias, mas ainda tive um episódio... isso me deixa puta, mas foi um episódio menorzinho, quem sabe já não está reduzindo né! Não vejo a hora!
Permaneo ainda nos 4 quilos acima da meta, mas vou conseguir voltar a minha meta!!!!!!!!!!!


Matéria



O que é compulsão alimentar?

Hoje, abordaremos um tema muito interessante e até certo ponto complexo.

Em uma boa parte dos e-mails que recebo há a queixa de "ataque" à geladeira bem como há a falta de controle para parar de comer.
Outra queixa é a de que este tipo de comportamento acontece mais à noite, quando se chega em casa após um dia de trabalho.

Diante desta preocupação expressiva e quase que comum a todos que se encontram em um período de restrição alimentar, é necessário que se entenda e se

possa avaliar até que ponto realmente é compulsão alimentar.

A compulsão alimentar é objeto de estudo da comunidade médica desde 1959. É uma patologia psiquiátrica dentro do grupo transtornos alimentares, onde fazem parte a bulimia nervosa e anorexia nervosa (temas já abordados).

A compulsão alimentar foi primeiramente descrita como sendo a ingestão de enormes quantidades de comida em um curto espaço de tempo, seguida por sentimentos de desconforto físico e de auto condenação.

Em 1991, foi enquadrada em uma nova categoria para os transtornos alimentares: Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP).

Clique aquie veja as características necessárias para o diagnóstico da Compulsão Alimentar Periódica(TCAP).

A compulsão periódica não está associada com o uso regular de comportamentos compensatórios inadequados como por exemplo, purgação, jejuns prolongados, exercícios excessivos e nem ocorre durante o curso de anorexia nervosa ou bulimia nervosa.

A perda do controle sobre o episódio de consumo alimentar mais o consumo de grandes quantidades de alimentos são características muito importantes para a definição de TCAP.

Outra característica muito importante: a qualidade do comer, como um ataque, fazendo o indivíduo sentir-se sem liberdade para optar entre comer ou não, como se fosse refém de um impulso que lhe é incontrolável. Em um primeiro momento este impulso lhe dá prazer, em um segundo momento traz muita culpa e sofrimento.

Quando se fala em compulsão alimentar periódica (TCAP), a maioria das pessoas que se encontram com peso acima do ideal acredita apresentar este comportamento, quando na prática não se evidencia.

Um indivíduo apresenta compulsão alimentar quando ele tem pelo menos o excesso alimentar com perda de controle, mas não preenche todos os critérios diagnósticos para o TCAP. A compulsão alimentar pode ser um comportamento eventual que não apresenta tanto incômodo ao indivíduo e sim uma certa preocupação que o leva a procurar algum tipo de tratamento.

Por fim, o TCAP é assim denominado quando o indivíduo além de preencher todos os critérios diagnósticos, apresenta sofrimento e impedimentos na vida decorrentes desta patologia. Portanto, apresentar um comportamento "impulsivo" alimentar eventual quando se está fazendo restrição alimentar não demonstra ou não evidencia uma patologia mais severa e sim um comportamento decorrente do período de privação e carência alimentar ao qual se está submetido. É até certo ponto comum e não necessariamente normal.

É preciso atenção e respeito a todo e qualquer comportamento que traga além da preocupação, alterações que gerem extremos desconfortos, desde as físicas como dores abdominais até as oscilações do humor, do sono e da própria fome.

Fonte: UNIFESP - Departamento de Psiquiatria
Por:
Sonia Cristina Camargo Bessa
Formada em Psicologia pela FMU, atua há 13 anos na área de Clínica do Emagrecimento. Especialista em Terapia Reichiana (Bioenergética e Linguagem Corporal)



Se quiser entrar em contato, oso dados estão na lateral do blog.


Nessa semana, novos posts em:


Quer malhar?
http://belezasaudavell.blogspot.com
Adoro artesanato! 
http://artesannata.blogspot.com
Selos, gifs e imagens relacionadas a RA
http://imaginatica.blogspot.com/
Meus devaneios sobre o ambiente doméstico 
http://llardocelar.blogspot.com
Tudo que encontro para educação infantil e fundamental 
http://llicaodecasa.blogspot.com/



bj bj bj e ótima semana!

10 comentários:

  1. Olá Cacau!
    Gostei da matéria de sua postagem! Quem nunca assaltou a geladeira fora de hora? O grande problema é quando isso vira rotina.
    Tenha uma excelente semana!

    Convido para que leia e comente meu texto “O pesadelo de Armelau, amigo de Almir” no http://jefhcardoso.blogspot.com Espero que curta. Valeu!

    “Que a escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (Jefhcardoso)

    ResponderExcluir
  2. Calma amiga não se odei, mais breve do que vc imagina alcançara sua meta e estes 4 kg indesejaveis terão partido do seu corpinho para nunca mais voltarem!Força!
    Bjus
    Ro

    ResponderExcluir
  3. oi Cacau...eu sei bem o que é compulsão alimentar...tenho que ficar vigiando e cuidando o tempo todo...às vezes é meio tenso e cansativo, mas a sensação de vitória de estar no controle é uma delícia impagável...bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Cacau ,eu passei o final de semana bem ,tudo no seu devido lugar,mas sei como esse troço de compulsão mexe com a gente,mas acredito que você já esta saindo disso, mais forte e poderosa do que nunca.
    Bjos e ótima semana.

    ResponderExcluir
  5. Temos que ficar vigilantes porque quando menos espera a compulsão ataca mesmo, parece que ela fica escondidinha esperando um vacilo.
    Vc consegue Cacau a sua está regredindo está sendo domada logo vc vai alcançar sua meta olhar pra trás e ver que tudo valeu a pena.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. É mt dificil lidar com a compulsao!!! Só mesmo com mt apoio da familia, compreensao e força de vontade!

    ResponderExcluir
  7. Com certeza vai conseguir amiga...Bjão

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga

    To sumida do seu cantinho, não é...
    Mais essa semana estou voltando com tudo e com mais disciplina.

    Gostei da matéria e muito.
    Antes eu assaltava a geladeira de madrugada, quase estava virando mania, mais vi que era compulsão, motivada por preocupações. Mais ainda bem tudo mudou...

    beijos e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  9. Oi minha linda tomara mesmo que a compulsão acabe de uma vez né!! Aff isso é horrível, sei bem como é, andei assim mas estou tentando entrar nos eixos agora
    ótima semana pra vc
    Bjinhusssssssssss

    ResponderExcluir
  10. Olá Cacau!!!

    Ótima matéria...
    Obrigada pela visitinha!!!

    Bjos

    ResponderExcluir

Obrigada por ter vindo!