quarta-feira, 11 de maio de 2011

Entenda mais sobre o processo de perda e ganho de peso

Bom Dia Meninas!!!!


Como vcs estão???
Espero que estejam tendo uma semana maravilhosa e light.
Estou indo para o quinto dia de restart e não tem sido fácil, mas vamo que vamo hein meninas! heheheheh

Ontem consegui visitar alguns blogs, estava com muita saudades de vcs, é q a correria está grande!

Matéria

Entenda mais sobre o processo de perda e ganho de peso



peso
É super comum as pessoas que estão no processo de perda de peso contestarem o fato de ser tão difícil um indivíduo com obesidade em grau elevado perder peso em relação àqueles que apresentam obesidade moderada ou sobrepeso. E isso realmente ocorre, entenda  o motivo:
A medida que o adipócito (célula de gordura) cresce, ou seja, incha de gordura, ocorre uma redução da sensibilidade dos receptores das células em reconhecer a ação da insulina, acarretando aumento na liberação de insulina. Com isso, há uma redução da ação da enzima LHS (lipase hormônio sensível) que é responsável pela hidrolíse dos triglicerídeos (quebra de gordura) já armazenados no adipócito, ocorrendo também um aumento na ação da lipase lipoprotéica, transportando com isso mais gordura para dentro da célula.
Outro fator seria a redução da leptina ou dos receptores de leptina, que é o hormônio produzido no tecido adiposo que regula o mecanismo de set point(ponto de equilíbrio) no hipotálamo, responsável por controlar o apetite e a quantidade de gordura que vai ser armazenada. O set point seria uma forma de defesa do organismo tentar manter seu peso habitual em frente a uma restrição alimentar ou aumento do gasto energético, que pode ser desencadeado pelaatividade física. Por isso o processo de perda de peso se mantém estável e estaciona, não perdendo peso na mesma velocidade de quando inicia o processo de reeducação alimentar
O aumento do apetite também pode ser desencadeada pela diminuição da seretonina, hormônio do bem estar, que tende a estar reduzida em indivíduos obesos que apresentam uma auto estima diminuída, em função das angustias trazidas pela insatisfação com o próprio corpo, ligado ao padrão “magro” de beleza da sociedade atual.
E por fim, a dificuldade de perder peso estaria relacionado a redução da termogênese, que corresponde as nossas calorias gastas no repouso, ligadas ao nosso metabolismo basal, já que o tecido adiposo requer menos energia que o tecido muscular para manter-se ativo. Portanto, quanto maior for a proporção de músculos em relação a gordura maior será o gasto energético.
Mas o que podemos fazer quando essa perda de peso estaciona?
Um boa opção seria a introdução de alimentos termogênicos, que apresentam um nível maior de dificuldade para serem digeridos pelo organismo, fazendo que haja um gasto calórico maior para realizar a digestão, induzindo o organismo a trabalhar num ritmo mais acelerado. Consequentemente  perde- se mais calorias.
Entre estes alimentos destacam-se:
  • Pimenta vermelha
  • Vinagre de maçã
  • Acelga
  • Aspargo
  • Couve
  • Brócolis
  • Laranja
  • kiwi
  • Mostarda
  • Gengibre
  • Café
  • Chá verde
  • Chocolate amargo (com 50% ou mais de cacau)
  • Água gelada
  • Linhaça
Produtos ricos em cálcio (vegetais escuros, leite e derivados) também contribuem para a perda de peso, pois o cálcio induz o aumento da lipólise que é a degradação das reservas de gordura.
Não esquecendo da atividade física aeróbica (caminhar, correr, pedalar, etc) responsável por aumentar o total de calorias gastas, ajudando a acelerar o metabolismo, e do exercício anaeróbico como a musculação, pois como já foi dito, o aumento da massa muscular acelera o metabolismo, portanto maior será o gasto energético.
Fonte:  ANutricionista.Com - Mírian Valério - CRN2 7012P - Nutricionista em Rio Grande.


Se quiser entrar em contato, os dados estão na lateral do blog.





bj bj bj

16 comentários:

  1. Nossa, muito interessante essa reportagem, a algum tempo atrás eu estacionei em um peso e não conseguia sair dele.
    Infelizmente hj eu consegui sair do peso, mas foi pra mais.
    Vou recuperar minhas forças e voltar a batalha contra a balança.
    Bjs

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  2. Cacau, super compreensiva sua ausencia! Vida de mae, trabalhadora, dona de casa, nao é nada fácil, viu? Eu nao sou mae e já piro o cabeçao alguma vez!!

    Nossa amiga, amei essa matéria, posso divulgá-la no meu blog tmb? Vou por os créditos, tá?

    Olha, realmente vc é um exemplao de superaçao, por mtos motivos que já li no seu blog!
    Eu confio demais no teu espirito de superaço e fico mto feliz que, mesmo com alguma dificuldade, vc está se superando outra vez mais!!!

    Quero que vc saiba que eu estou aqui para o q precisar tá?

    Bjao e fica com Deus no teu coraçao, lar e luta!!!

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  3. BOM DIA CACAU
    ESTOU NA LUTA PARA RECOMEÇAR
    AFF COMO É COMPLICADO ,PARECE QUE TIVE AMINÉSIA KKKK
    PARECE QUE DE UM DIA PARA O OUTRO A GENTE ESQUECE TD OQUE JÁ FEZ OS SACRIFICIOS E COMEÇA A SE ENTUPIR DE BOMBAS CALORICAS AFFF
    ESPERO QUE A FICHA CAIA LOGO AQUI TB
    BJS

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  4. Oi amada. Achei essa matéria uma boa dica, já que são alimentos fáceis de se introduzir em nosso cardápio. Mil bjoks.

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  5. Realmente um otimo post... Eu sei muito bem oque é tudo isso, sinto na pele, mas estou agora aguardando apenas meu exame de tireoide pra ver se realmente esta tudo bem cmg.
    Bjim... Aline Cristina.

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  6. Oi Cacauzinha,

    Valeu o post- são pequenas mudanças que fazem toda diferença*

    Beiju grande!

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  7. Oiii, adorei a materia...realmente existe alimentos bem interessantes e que auxiliam a perda maior de caloria...mas sabe que a minha nutri e endocrino dizem que alguns possuem um fator negativo, que se chama flatulência...vou escrever sobre isso...da uma olhada depois no blog.. beijaoo e conta comigo.

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  8. Cacau, gostei muito da matéria...aprendi muito...bjos

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  9. Muito boa matéria, gostei...Bjão

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  10. Minha semana não foi nada light estou começando hoje de novo!!
    Bjs Cacau valeu pela materia acabei de pegar um copo de água geladaaa!

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  11. Adorei a reportagem!Vamos que vamos...Beijos e ótima quarta!

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  12. Oi amada. Vim correndo para te dizer que lá no blog tem um selo lindo para você. Mil bjoks.

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  13. Olá cacau, é a deiseluca q delicia ler seu blog, pena q me desmotivei naquela epoca a fazer a dieta..Acredita q perdi o e-mail q me mandou sobre os sucos para retenção de liquidos? Bom estou voltando e dessa vez é pra valer, qdo puder de uma passadinha lá no meu blog...beijos

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  14. Só passei, para desejar força e determinação, e que seus sonhos serão todos realizados, com luta e fé !
    beijos e uma ótima semana !

    http://minhalutapeloemagrecimento.blogspot.com/

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  15. Gostaria de ter lido a toda a materia, mas to numa correia, mais tarde venho conferir pq ta inetessantissima :D


    brigad pela visita
    :**

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  16. Adorei a reportagem, me esclareceu bastante porque tenho feito um monte de exercício e o ponteiro da balança não sai do lugar... será que tenho que fazer mais coisa ainda?
    Abraços

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Obrigada por ter vindo!