quinta-feira, 19 de maio de 2011

Magra para sempre

Booom Dia Meninas!!!


Dica quentíssima para ficar magra para sempre!
Olhem só este link e depois me falem:
http://veja.abril.com.br/testes/magros-sempre-mulher.shtml


Minha sobremesa atual...

Adivinhem a sobremesa que ando fissurada!
Vcs apostam em que? Brigadeiro? Bolo? Doce de Leite?
Que nada.... o que ando gostando é misturar Iogurte Corpus com RH 27. Já contei para vcs em outros posts sobre a RH 27 né, eu uso a sem adição de açúcar. Quem quiser mais informações, tem o site da Kobber.





Matéria:
O que fazer para estimular a criança comer melhor? 
Fonte: www.ANutricionista.Com


A formação do hábito alimentar começa desde os primeiros anos de vida.Após
o desmame inicia-se a introdução de novos alimentos na rotina alimentar da
criança.
É nesse momento que, os pais devem ter disciplina e postura para apresentar
ao seu filho o mundo dos alimentos. Desde então, é necessário introduzir e
apresentar  à criança uma maior diversidade de alimentos e preparações,
priorizando os de boa qualidade nutricional como: frutas, legumes e
verduras, sucos naturais, frango sem pele, carnes magras, peixes, arroz,
biscoito salgados e produtos integrais.
Vale ressaltar que, o primeiro contato com alguns alimentos pode não ser
uma boa experiência. É comum que alimentos diferentes e novas
preparações sejam rejeitados pela criança no primeiro momento, mas isso não
significa que estes itens devem ser retirado da sua dieta. A adaptação dos
alimentos pelos pequenos demanda paciência e tempo. Os alimentos, uma vez
rejeitados, devem ser novamente oferecidos, ao longo de um tempo e em
preparações diferentes, por até mais 10 vezes à criança. Normalmente, estes
alimentos passam a ser, cada vez mais, aceito por elas, caso contrário deve
ser retirado da alimentação por um tempo indeterminado.
Nos primeiros anos de vida é recomendado evitar a oferta de doces e açúcar.
É nessa fase que a criança desenvolve seu paladar para tais alimentos e,
uma vez, bem aceito estes se tornam prioridade para criançada. Quanto mais
tardio for a apresentação dos produtos fontes de açúcar, maior é a chance
da criança não desenvolver uma palatabilidade por estes e, então, aderir a
uma alimentação mais saudável.
Uma alimentação equilibrada e adequada fornece  à criança suporte para um
bom crescimento e desenvolvimento. Atitudes conscientes dos pais diminuem a
chance da criança desenvolver distúrbios alimentares com riscos
nutricionais, como: desnutrição, baixa estatura para idade e obesidade.
A obesidade infantil, hoje, está cada vez mais presente na vida dos
brasileiros e seus índices vem aumentando consideravelmente como o passar
dos anos. Uma criança obesa tem maior pré-disponibilidade a desenvolver
doenças crônicas não transmissíveis ( hipertensão arterial, dislipidemia,
diabetes mellitus tipo 2 e obesidade mórbida) na vida adulta do que uma
criança que cresceu na faixa de normalidade.
Nunca é cedo demais para falarmos de saúde. São atitudes e hábitos
adquiridos na infância, os maiores responsáveis pela formação de adultos
saudáveis. O acompanhamento nutricional é recomendado para qualquer idade,
e quanto mais cedo ele se inicia, maiores são as chances de desenvolvermos
adultos sadios que buscam qualidade de vida. Vocês não concordam que é mais
fácil EDUCAR do que REEDUCAR?
Desde cedo, a criança deve ser incentivada a: fazer de 5 a 6 refeições por
dia (café da manhã, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia, se
necessário); Beber bastante água durante todo o dia, em torno de 1 litro e
meio; Evitar o consumo de alimentos como chips, doces, refrigerantes e
demais guloseimas; Consumir leite e seus derivados 3 vezes ao dia; Assim
como deve ser incentivada a consumir, pelo menos, 4 vezes ao dia frutas e
verduras (Atenção! Legumes e verduras devem ser bem lavados e
higienizados.); Não substituir a água e sucos naturais por refrigerantes,
mesmo que os de 0% de açúcar; Ter horários regulares para se alimentar;
Procurar ingerir alimentos de todos os grupos: carboidratos (pão, arroz,
batata, bolo simples, biscoito salgado, podendo variar entre os comuns e os
integrais.), proteínas (carne, leite, ovo) e lipídeos de boa qualidade
(margarina, óleo vegetal, azeite, castanhas) e dar preferência aos
alimentos assados e grelhados em substituição das frituras.
E agora?  Como colocar tudo em prática? O que realmente devemos fazer para
estimular a criança a comer melhor? Abaixo seguem algumas dicas:
Cardápios coloridos: As cores dos alimentos ajudam a compor a apresentação
dos pratos e são ótimas para atrair a atenção e o apetite da criança.
Lembre-se: primeiro comemos com os olhos e isso não é diferente nas
crianças.
Montagem do prato:As preparações devem ser sempre diversificadas, assim
como seus acompanhamentos. É interessante, montar o prato de diferentes
maneiras, com os alimentos em posições contrárias aos dias anteriores,
principalmente quando se trata de arroz e feijão. Varie os tipos desses
alimentos, como: feijão carioca, feijão preto, feijão branco como salada,
arroz branco, arroz com açafrão e arroz com brócolis. Use sua criatividade!
Faça desenhos e carinhas.
Alimentos preferidos: Sempre que possível, inclua nas refeições da criança
os alimentos de maior preferência, assim ela aceitará com mais facilidade
os outros alimentos. Atenção! A presença de alimentos preferidos não impede
que o prato contenha novas preparações e/ou alimentos previamente
rejeitados, muito pelo contrário.
Importância da alimentação: Na medida do possível, explique para a criança
a função dos alimentos, a importância de cada grupo alimentar , o por que a
dieta deve ser tão variada e  não conter apenas biscoitos ou chocolates.
Introduza na hora da refeição assuntos ligados a uma boa nutrição.
Modo de preparo do alimento: A família não precisa ter cardápios diferentes
ou preparações separadas. Os alimentos usados habitualmente pelos adultos
devem ser também consumidos pela criança. Recomenda-se, neste caso, adaptar
a preparação de acordo com a faixa etária do seu filho.  Uma nova
elaboração no preparo dos alimentos faz com que as crianças aceitem, com
mais facilidade, o que lhe for oferecido.  Cozinhe ou desfie as carnes ao
invés de assar ou grelhar, prefira legumes cozidos e frutas macias na
sobremesa.
Refeição em Família: Completando a questão anterior, é interessante que os
pais façam o consumo dos mesmos alimentos que seus filhos. Coloque no seu
prato e no da criança todas as opções do cardápio oferecido no dia, mesmo
que esse contenha algum alimento que a criança rejeita. Uma das maneiras,
se não a mais importante, de aprendizagem da criança é o espelhamento em
seus pais. A criança copia e observa tudo que os pais estão fazendo. Não
adianta fazer a criança comer algo que você mesmo não come.
Insistir com as novidades: Nem sempre a criança concorda em comer uma
preparação que lhe é oferecida pela primeira vez. Algumas precisam provar o
mesmo alimento de 8 a 10 vezes antes de aceitá-lo e incluí-lo nos seus
hábitos alimentares.
Participação Culinária: Envolver a criança na escolhas e no preparo dos
alimentos. Exemplo: Leve-a ao sacolão para ajudar nas escolhas de frutas,
verduras e legumes, permitindo que ela leve uma de sua preferência ou mesmo
uma novidade. Ensinar a criança a fazer uma salada de frutas, assistirem
uma preparação de bolo e mexer nos alimentos.
Autonomia: Deixar a criança controlar o quanto comer. Não forçar! Respeite
a sensação de saciedade da criança. Já o número das refeições ao dia pode
ser imposto pela família. Deixar a criança comer sozinha, oferecendo ajuda
ocasionalmente. Preparar os alimentos de forma que a alimentação seja fácil
para ela.
Respeito: Não forçar a criança e nem castigá-la no caso de recusar se
alimentar. É melhor deixar que ela não coma do que tornar a ocasião um
momento de desentendimento e insatisfação para filho e pais. Respeite a
decisão da criança, mais tarde ela irá  procurar procurar você para se
alimentar. Nessa hora ofereça sempre refeições saudáveis.
São pequenas atitudes e escolhas dos pais que fazem a diferença na formação
de um bom hábito alimentar pelos seus filhos. Aprendendo desde cedo o
conceito de saúde e nutrição a criança cresce com maior consciência e, uma
vez, realizada a educação alimentar de seus filhos, previne de mais tarde
viver um processo de reeducação alimentar, principalmente relacionado a uma
patologia.

bjsssssssssss

13 comentários:

  1. Cacau, ando abusada de iogurte...tem um tempõ que não consigo colocar na minha dieta...não posso nem ver activia mais...vou testar essa sua dica de iogurte...bjos

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  2. Oieee...ufa...melhor isso que brigadeiro..hehe... que bom que esta bem... um beijaoo e otima quinta.

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  3. Eu tb gosto muito de iogurte na dieta, mas enjoei de quase todos...hehehe, acho que vou seguir a tua dica pra mudar um pouco...Bjos

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  4. Oi Cacau, eu tenho um péssimo habito: quando eu gosto de alguma coisa eu como até enjoar. Adivinha se não fiz isso com o iogurte?
    Fiquei curiosa com o RH27, o número eu já gostei, é o meu nº da sorte!!rs
    Bjus


    www.tnapauta.blogspot.com

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  5. Oi flor adorei a dica, e tbém tento fazer o mesmo com minha filha, pra ela não sofrer assim como eu, boa quinta bjinhus

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  6. Oi flor adorei a dica, e tbém tento fazer o mesmo com minha filha, pra ela não sofrer assim como eu, boa quinta bjinhus

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  7. oieee
    eu procuro tomar iogurte todos os dias....as vezes como sem vontade mas sei que e bom pra saude e tem poucas calorias, entao vai no lanche.
    Quanto aos filhos nem me fala, o meu ta no caminho todo errado, eu tento colocar ele na linha, mas parece que ele e pior que eu, nao ta gordooo mas ta bem fofinho vamos dizer!

    bj

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  8. Ainda não experimentei... Vou ver se encontro por aqui pra testar... Porque minha vontade para doces está me matando... rs
    bjs

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  9. Oi linda!
    Bela materia,e bela sobremesa também tomo esse iogurte só que acrescento aveia ,fica muito bom .
    Bjos.

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  10. Eu adoroooooo esse iogurte
    o Densia também,
    é bem docinho

    beijão

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  11. Tbém amo iogurte, mas sempre acabo exagerando na dose.
    Com gelatina tbém fica maravilhoso.

    Bjss

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  12. Nossa, mto bomo artigo de alimentação saudável pra crianças...

    eu me preocupo qdo penso em como farei qdo tiver filhos... quero que cresçam com noção boa do que é saudável ou não na alimentação para que não sofram com o peso como eu /=T

    bjos bjos

    ótima sexta p vc ;D

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Obrigada por ter vindo!