quinta-feira, 26 de maio de 2011

Passando rapidinho...

Bom Dia Meninas!!!!

Passando rapidinho.
Ontem quase jaquei, mas fui forte ! uhuhuhuhuhuhuhuh
Espero ser hoje tb hehehehehehe
Ufa..... um dia de cada vez, uma hora de cada vez, um minuto de cada vez....
Estarei no twitter e no Daily Burn .


E aí, vamos nos motivar?








Matéria

Quem não conhece alguém que temcolesterol alto? Ou quem não conhece alguém que diz engordar apenas na barriga? É, parece que são coisas impossíveis de não ter para quem gosta de deliciar-se com as mais diversas e saborosas comidas; que muitas vezes são cheias de gorduras. Mas nem tudo está perdido. Vamos entender para que servem as gorduras e as diferenças entre elas. Gorduras são super importantes para o organismo. Entre as suas funções podemos destacar três, sendo elas:
  • são responsáveis por manter a temperatura do nosso corpo;
  • por proteger contra choques mecânicos;
  • por produzir nossos hormônios.
Gorduras
Imaginem a bagunça que seria em nosso organismo se não tivessemos hormônios. Mas se elas são tão importantes, por quê geram conseqüências tão desastrosas para o nosso organismo? Para responder a essa pergunta vamos entender as diferenças entre as gorduras:
  • Gorduras saturadas: são as gorduras de origem animal. São consideradas as gorduras ruins para o nosso organismo. São responsáveis por elevar o colesterol LDL que podem levar aos problemas cardíacos. Então, sempre que pensamos em um animal, temos que saber que sua gordura é ruim para a nossa saúde. Exemplos: o leite vem da vaca, que por sua vez é um animal, e portanto sua gordura é ruim para a nossa saúde. Um copo de leite integral possui 6g de gorduras, sendo de 3g a 4g somente de gordura ruim. Imaginem, se precisamos de três copos de leite por dia, o que isso pode representar para a nossa saúde! Nesse caso, podemos tomar leite desnatado que possue a mesma composição do leite integral; porém, sem gordura!
  • Gorduras insaturadas: são as gorduras de origem vegetal. São consideradas gorduras boas para a saúde. Óleo de linhaça, azeite, óleos vegetais, abacate, castanhas e nozes são exemplos de gorduras boas. Elas colaboram com o aumento do nosso colesterol bom (HDL). Esse tipo de gordura não deposita-se somente na região da barriga e ainda colaboram com o nosso coração.
  • Gorduras Trans: É uma modificação industrial das gorduras boas transformando-as em gorduras horríveis para a saúde. Além de aumentar a taxa do colesterol ruim (LDL), diminui as taxas do colesterol bom (HDL). Achamos esse tipo de gordura nas bolachas doces, biscoitos salgados, pães doces, sorvetes, gorduras hidrogenadas, chocolates hidrogenados, etc. Sempre precisamos escolher os alimentos que vêm escritos livres de gorduras Trans nas embalagens. Entretanto, lembre-se que apesar do alimento ser livre de gordura trans, não siginifica que pode ser consumido em excesso. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. E também devemos lembrar que esses alimentos estão livres de gorduras Trans apenas na porção indicada na embalagem. Se desejar consumir um pacote de bolacha sozinho, com certeza irá consumir gordura Trans. Segundo a ANVISA, só é obrigatório colocar a quantidade de gordura Trans no rótulo quando essa for maior que 0,2g, ou seja, uma bolacha pode ter menos dessa quantidade, mas em um pacote cheio não !
Respondendo a pergunta inicial, as gorduras não são as vilãs para a nossa saúde e sim as nossas escolhas em relação à elas. Quem está preocupado com a qualidade da alimentação pode introduzir, por exemplo, creme de soja (origem vegetal) ao invés de creme de leite (origem animal) nas preparações. Emcalorias não muda muito, mas em qualidade é totalmente diferente. Gorduras boas devem estar presentes todos os dias nas nossas refeições.
Agora aposto que ficou uma pergunta na cabeça do leitor: mas por quê o óleo é considerado uma gordura boa? Pois é, tanto óleo quanto azeite são ótimos para a saúde desde que não sejam aquecidos. Com a temperatura elevada, essas gorduras boas saturam e transformam-se em gorduras ruins maltratando a nossa saúde.
Agora que vocês entenderam a diferença entre os tipos de groduras vamos praticar Saúde. Evitem as gorduras ruins e dêem boas vindas às gorduras boas.
Fonte:  ANutricionista.Com - Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470 - Nutricionista em São Paulo.


*Glossário:
AF : Atividade Física
RA: Reeducação Alimentar
RF: Reeducação Financeira

Meus blogs
Minha história.
http://cacauconseguiu.blogspot.com
Quer malhar?
http://belezasaudavell.blogspot.com
Adoro artesanato! 
http://artesannata.blogspot.com
Selos, gifs e imagens relacionadas a RA
http://imaginatica.blogspot.com/
Meus devaneios sobre o ambiente doméstico 
http://llardocelar.blogspot.com
Tudo que encontro para educação infantil e fundamental 
http://llicaodecasa.blogspot.com/



bj bj bj

19 comentários:

  1. Arrasou amiga! É isso aí, vc é forte!!! e amei a reportagem!!! Bjinhos flor, tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  2. é isso mesmo, um dia de cadavez! nao adianta se desesperar! ah! obrigada pelo convite do daily burn!!! chegou la! agora vou me cadastraar ! bjks

    ResponderExcluir
  3. é isso mesmo, um dia de cadavez! nao adianta se desesperar! ah! obrigada pelo convite do daily burn!!! chegou la! agora vou me cadastraar ! bjks

    ResponderExcluir
  4. Esse é meu lema amiga...hehe...1 dia por vez...e se cair...levanto...hehe... e se nao conseguir..grito socorro para vcs..hehe.. faça o mesmo viu. beijaooo e otima quinta.

    ResponderExcluir
  5. Oi flor, eu tbém to tentando um dia de cada vez mais ta dificil viu, adorei o post que reportagem heim, boa quinta bjinhus

    ResponderExcluir
  6. Cacau linda eu não vou fazer parte da corrente de e-mail e as meninas estão mandando teria como tirar o meu é que esse e-mail vai direto para a caixa do meu marido e ele fica enchendo a paciencia com isso eu mesma quase não acesso o e-mail.
    Bjs e obrigado linda!

    ResponderExcluir
  7. Antes de divulgar para todos, vou dar o privilégio às meninas que eu Sigo: Estou fazendo uma promoção de Dia dos Namorados valendo uma FOTO COM PRODUÇÃO NO PHOTOSHOP estilo capa de revista Boa Forma!
    Vai lá, participa, e no dia dos namorados sinta-se uma Celebridade Fabulosa ;)

    Beijinhos aguardo você lá

    http://piigworld.blogspot.com/2011/05/promocao-fique-fabulosa-num-clique.html

    ResponderExcluir
  8. UM DIA DE CADA VEZ!
    Esse é o lema!
    firmes e fortes!

    beijão

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga é isso mesmo ,um dia de cada vez,você é forte vai segurar essa D. draga que esta a lhe encomodar.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  10. Oi amiga

    Isso ai seja forte e tenha bastante garra...
    Vc consegue...


    beijos

    ResponderExcluir
  11. Amiga tô gostando das nossas conversas via email, vamos lá firmes e fortes... bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá Cacau parabéns, é isso ai temos que ser fortes porque com esse frio a tendência é comer mais mesmo.

    Tem indicação ao meme pra vc no meu blog, passa lá quando der tá?

    Bom fim de semana!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  13. claro que gordura demais no corpo faz mal, mas nas doses que são necessárias, não faz mal não, o negocio é o equilibrio sempre! bjus!!!

    ResponderExcluir
  14. Vc é forte viu, eu ando tentando entrar nos trilhos mas estou cada dia mais decepcionada comigo mesma.
    Socorroooo!!!!

    ResponderExcluir
  15. Adorei o post!!

    mta gnt acha q o certo é cortar totalmente os óleos da dieta, mas esquecem que as gorduras boas são essenciais em várias etapas do nosso metabolismo...

    bjos bjos

    ótimo fds ;D

    ResponderExcluir
  16. Antes da Ra eu estava com colesterol, não é fácil!
    Estou sendo forte de novo, vamos ficar firmes hein! rs
    Fique com Deus!
    Ótimo fds!
    Bjokas

    ResponderExcluir
  17. Cacau, quando vai ser a próxima pesagem do desafio do dia dos namorados?

    ResponderExcluir
  18. oi Cacau, obrigada pelo apoio. e essa matéria é bem legal :) beijao, boa semana.

    ResponderExcluir
  19. É isso aí, força!

    Não encontrei o post onde deveria colocar meu peso...
    28/5 - 62.9 kg
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por ter vindo!