domingo, 1 de maio de 2011

Prêmio do Desafio / TPM X Chocolate

Oie Meninas!!!!

Faltam apenas algumas horas para a primeira pesagem do Desafio Dia dos Namorados.
Quem ainda não postou, coloque em http://blogdacacausp.blogspot.com/2011/04/post-seu-peso-aqui.html

O prêmios deste Desafio
( lembram que falei que iria postar hoje?), serão 1 Secret Charm + 1 Berry Kiss ( ambos Victorias Secret) + 2 Audiobooks


Os perfumes são para ajudar com o novo corpitcho, e os Audiobooks para dar aquela levantada no astral!!!


Matéria ( adivinha né porque pensei nessa matéria hehehehe)


chocolate1
Para entendermos a origem da vontade de doces e chocolates na TPM é necessário compreender um pouco mais sobre o ciclo menstrual, que é dividido em três fases:
- Fase folicular (fase A)  se inicia na menstruação.
- Fase ovulatória (fase B) é a intermediaria do ciclo.
- Fase lútea (fase C) é aquela compreendida do termino da fase ovulatória até a nova menstruação. Nessa fase, e geralmente sete dias antes da menstruação é que muitas de nós mulheres são acometidas pela TPM.
Supondo que, o ciclo menstrual seja de 31 dias, teríamos o seguinte exemplo:

Maio
S
T
Q
Q
S
S
D
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
A famosa TPM (tensão pré-menstrual) ou síndrome pré-menstrual (SPM) atinge de 30-80% das mulheres, principalmente maiores de 30 anos.
Os sintomas podem variar muito de uma pessoa para outra. Para a mesma mulher os sintomas podem ser diferentes, com intensidades diferentes e estar mais presente em alguns ciclos menstruais do que em outros.
Os sintomas são diversos, e podem ser divididos em quatro tipos:
Tipo 1-) afeto negativo: alterações de humor, depressão, tristeza, irritabilidade, ansiedade, excesso de choro, impaciência, tensão, agressividade, baixa auto-estima e desatenção;
Tipo 2-) retenção hídrica: suor nas extremidades, sensibilidade do seio, inchaço na região abdominal, cefaléia, fadiga, e constipação ou diarréia;
Tipo 3-) compulsão alimentar: aumento ou diminuição do apetite e compulsão por doces ou sal;
Tipo 4-) dor: ânsia, cólicas no baixo abdômen, dor lombar e dores generalizadas.
Cerca de 1 a 5% das mulheres apresentam sintomas mais graves, enquadrados como distúrbio disfórico pré-menstrual.
Diferente do que muitos pensam, a TPM pode trazer sintomas positivos como: aumento do interesse e do prazer sexual, mais energia, aumento dos seios, maior criatividade, melhora do desempenho social, ocupacional e bem-estar.  Estima-se que, cerca de 2/3 das mulheres apresentam estes sintomas positivos pelo menos uma vez. Além disso, durante a fase A, há um aumento de 6% do colesterol “bom”, o HDL , e uma queda de 7% do colesterol “ruim” , o LDL,  na fase C.
Com relação as alterações nos hábitos alimentares, cerca de 40-50% das mulheres relatam apresentar maior compulsão por doces e principalmente porchocolate na TPM.
Mas de onde vem essa vontade por chocolate? O chocolate vicia?
Não há respostas que possam ser conclusivas a respeito, mas deve-se considerar que:
- Na TPM temos um aumento do estradiol, que aumenta a sensibilidade do paladar, principalmente para alimentos doces. Já quando a progesterona é elevada, há uma maior sensibilidade para alimentos amargo. Observar-se ainda, casos de compulsão alimentar (tanto para doces como salgados) sete dias antes da menstruação.
- De fato o chocolate para muitos aumenta a sensação de prazer. Estudos mediram a atividade cerebral de indivíduos que haviam consumido chocolate, onde foi possivel visualizar um maior fluxo sanguíneo nas áreas de percepção de prazer (mesmas áreas ativadas por drogas, como a cocaína).
- O chocolate contém ferro. Muitas mulheres podem apresentar anemia na fase C (queda nos valores de hemoglobina, ferritina e saturação de transferrina), pois a absorção do ferro é aumentada devida a necessidade durante o sangramento. Acredita-se que, o desejo por alimentos adocicados, ricos em ferro e que tragam uma sensação de prazer, sejam mais solicitados.
- Apesar de conter pequenas quantidades de cafeína, os chocolates apresentam uma boa quantidade de teobromina e metil-xantina (substância muito semelhante à cafeína). A cafeina apresenta um pequeno risco de dependência e a sua interrupção pode causar sintomas de abstinencia.
- O chocolate ainda contém pequenas quantidades de tiramina e feniletilamina, que são estruturas semelhante as anfetamina  e também o anandamina semelhante à maconha, causando um efeito estimulante e anti-depressivo.
- Além destas substancias, o chocolate e o cacau apresentam tetrahidro-beta-carbolinas, que são alcalóides neuroativas, encontradas em bebidas alcoólicas. Alguns acreditam que,  essa combinação com os demais ingredientes possam tornar viciante.
- O chocolate também contem outras vitaminas, minerais e aminoacidos, como o triptofano que podem estar deficientes na fase C.
-  Também acredita-se que o aroma, sabor, textura e a sensação de derreter o chocolate na boca, torna o chocolate tão desejável.
O cacau in natura e alguns chocolates são ricos em antioxidantes (os flavonóides), no entanto, as quantidades desses flavonóides variam muito de acordo com a colheita do grão e modo de preparo, uma vez em que estes possam ser perdidos com o calor e modo de produção do chocolate. Os flavonóides são conhecidos por diminuir o colesterol “ruim” prevenindo infarto do miocárdio, AVE (acidente vascular encefálico) e melhora do fluxo sangüíneo.
Portanto, para minimizar ou mesmo prevenir os sintomas da TPM e da compulsão alimentar procure o seu nutricionista.
Fonte:www.anutricionista.com



E por último, quero fazer um acordo com vcs, não precisam prometer nada, apenas pensem a respeito.
Nesta semana que vai começar, tentem...
... ter uma alimentação mais light,
... fazer escolhas saudáveis,
... praticar alguma atividade física, nem que seja ir  a pé a padaria ou subir os andares pela escada,
... ser felizes! Pois acima de tudo isso, tentem ter calmaria e mais sorrisos.

bj bj bj e que a semana de vcs seja ótima

17 comentários:

  1. Oii!!
    Adorei o post de hj.. tem dias que quero devorar tudo q vejo pela frente!!
    e amei os presentes pro desafio!!!
    bjssss e vou tentar fazer tudo certinho essa semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi amada, quero esse prêmio pra mim, rsrsrs, para isso sei que preciso ralar. Mil bjoks.

    ResponderExcluir
  3. AMEEEEIII os prêmios *__*

    ralarei como nunca antes na história desse país p conseguir ganhá-los

    hauhauauahauhau

    bjos bjos

    ótima semana p vc ;D

    ResponderExcluir
  4. Cacau... eu ja queria ganhar o desafio... mesmo que não tivesse prêmio... rs Imagina agora?! Adorei!!!
    O artigo do chocolate x tpm é ótimo tbém.
    Ótima semana pra todas nós!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Acho que tenho os 4 tipos de tpm hehehehee

    ResponderExcluir
  6. oi cacau, amei os prêmios, bora lá, rumo a eles, e quanto a TPM, acho que tenho todas Afff!!! A família que o diga.... bjs e boa semana pra gente, com mais calmaria, tô precisando...

    ResponderExcluir
  7. Cacau, percebo, com muita alegria, que vocês está muito mais alegre e otimista. Ou pelo menos está tentando :)

    Seguirei suas dicas e compromisso firmado...uma semana de se orgulhar!

    Beijos e saúde pra vc e a tropinha,
    Carol

    ResponderExcluir
  8. Amiga, cheguei de viajei essa madrugada, estava sem net! :(
    Será que dá pra aceitar o peso para o desafio? coloquei no post das pesagens!

    beijooo!:)

    ResponderExcluir
  9. Olá Cacau, já estou super atrasada com a pesagem tive um probleminha não deu para postar estou colocando no post da pesagem.
    Xero. Boa semana

    WWW.popmaischicblogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi linda!!!

    Que prêmios heim...amo esses produtos!!!

    Adorei a matéria!!! Mas no meu caso eu amo chocolate todo o tempo, preciso me controlar...

    Estamos juntas nesse acordo!!!

    Bjinhos e uma maravilhosa semana pra ti!!!

    ResponderExcluir
  11. poxaaa cheguei atrasada :(
    Bjusss

    ResponderExcluir
  12. Oi lindona!
    MAravilhoso seu post, pois sou acometida desse mal, a bendita tpm. É horrível mesmo. Mas, temos que ser mais fortes e resistir a todas as tentações.
    E só por hoje, vou ser feliz!!
    beijoo

    ResponderExcluir
  13. Que maravilha esses prêmios hein! Pena que não estou participando desse desafio!
    Passei aqui só pra te deixar um beijinho.
    smack!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Ameeeiii os prêmios...estou super hiper animada...bjos

    ResponderExcluir
  15. Cacau,

    Tenho um compromisso em Sampa dia 03/06 às 10h e acho que estou livre após as 11h. Eu adoraria de encontrar com você e a galerinha light de Sampa, mas estou com receio de vcs estarem no trabalho, etc. Já falei com a Mey e deixei recado para a Cinti e a Van.
    Me escreve, tá?!!
    Beijinhos, linda!

    ResponderExcluir
  16. oi Cacau! Amei os prêmios do desafio!! Vou fazer de tudo para ganhá-los!! rsrs

    bjos

    ResponderExcluir

Obrigada por ter vindo!