quinta-feira, 16 de junho de 2011

Mudanças naturais do envelhecimento: como a nutrição pode ajudar.

Bom Dia Meninas!!!!



Mudanças naturais do envelhecimento: como a nutrição pode ajudar.
O atendimento nutricional a idosos tem sido cada vez mais comum nos ambulatórios de nutrição. Em busca de qualidade de vida, variedades nas opções alimentares e alternativas às mudanças metabólicas da idade, aqueles que estão na “melhor idade” procuram o acompanhamento e orientação com o nutricionista.
Com o avanço da idade cronológica acontece diversas mudanças fisiológicas que acarretam em mudanças do metabolismo e consequente  mudanças na alimentação. A principal alteração está na perda de massa magra e ganho de tecido adiposo. A massa magra é metabolicamente mais ativa, o que mantém o gasto energético elevado. Com a perda natural de massa magra há redução do metabolismo basal, cerca de 10% por década.
Ocorre uma redistribuição de tecido adiposo pelo corpo em todos os sexos, dos membros para o tronco, tornando-se mais centralizada. Os homens, apesar da redistribuição, mantém o padrão andróide, onde o tecido adiposo se acumula na região do tronco, costas, tórax e abdômen, e as mulheres o padrão ginecóide, com depósito de gordura nos quadris e nas pernas.
Outra mudança importante que ocorre nesta fase da vida é a perda de massa mineral óssea. Essa perda começa no homem por volta dos 50-60 anos à uma taxa de 0,3% ao ano, entre as mulheres ocorre mais precocemente 45-75 anos à uma taxa de 1% ao ano.  Nas mulheres, por volta dos 70 anos, há em média uma perda de 20% de massa mineral óssea vertebral. Entretanto, essa perda não está relacionada não somente ao envelhecimento, mas também à genética, estado hormonal, nutricional e nível de atividade física.
Como a alimentação pode ajudar em todas essas mudanças?
Uma alimentação saudável e completa pode ajudar na melhora deste quadro. Observe algumas orientações:
Consuma diariamente três porções de leites e derivados, queijo, iogurte, requeijão, dentre outros. Esses alimentos são fonte de cálcio. Além disso o hábito do banho de sol é saudável, principalmente durante a manhã. Os raios solares estimulam a produção de vitamina D pela pele. Essa vitamina auxilia na absorção de cálcio. Outras fontes alimentares rica em cálcio são: brócolis, espinafre,  agrião e couve.
Consuma todos os dias uma porção de carne (boi, aves, peixe) ou ovos. Esses alimentos são fontes de proteínas que são substratos para a construção e manutenção do tecido muscular. Dê preferência as carnes cozidas e assadas à fritura. Faça o mesmo com os ovos.  Outra fonte de proteína é a perfeita combinação “arroz com feijão”, sirva-se ao menos desta dupla 5 vezes por semana.
A atividade física é essencial para auxiliar na manutenção e fortalecimento da musculatura. Procure um educador físico para orientar a melhor escolha da atividade. Observe outras orientações que podem ajudar nas escolhas alimentares dos idosos:
  • Reduza a quantidade de sal na preparação da comida, além de retirar o saleiro da mesa;
  • Beba ao menos dois litros de água por dia, em média 6 a 8 copos;
  • Evite alimentos industrializados, biscoitos, tortas, salgados, refrigerantes e embutidos;
  • Coma ao menos três porções de legumes, verduras e frutas por dia.
  • Não pule refeições, faça dois lanches nos intervalos das grandes refeições.
A melhora de outros quadros comuns como constipação intestinal e retardo do esvaziamento gástrico também ocorre quando há melhora nos hábitos alimentares. O acompanhamento do nutricionista é essencial pois, questões individuais pode influenciar no ganho e perda de peso.
Espero poder ter contribuído no esclarecimento de fatos comuns que ocorre com o avançar da idade, e como a nutrição pode colaborar na melhora deste quadro.
Fonte: www.anutricionista.com

bj bj bj

6 comentários:

  1. Passando pra desejar um super dia ae e PARABÉNS pela casinha dos 50 again!:)
    Beijooo

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  2. Oi Cacau, parabéns pelo teu sucesso. Uma vitória contra a balança, com muita determinação...tu és uma guerreira mesmo!

    Eu estava sumida mas voltei, ainda mais, depois que vi que é possível!
    bjus

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  3. Passando pra dizer que estou de volta à blogosfera. Bjimmmmmm

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  4. Oi cacau,tudo bem? Parabéns pelo seu esforço.Vi a tua revista.Parabén de novo rsrsr bjss depois dá uma passadinha no meu blog asdicasdarenata.blogspot.com

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  5. Cacau... voltei!!!!! Rsrsrsrsrsr!! Saudades de suas histórias, seus desabafos, seus conselhos!!! Bjkas!

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  6. Oi Cacau!
    Nossa, li o texto e notei o quanto ainda tenho que melhorar... aff
    Tenha uma linda 6ª!
    BEijos

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Obrigada por ter vindo!