sexta-feira, 17 de junho de 2011

Nutrição na flacidez

Bom Dia Meninas!!!!



Imaginem a seguinte situação:
 Mulher, 27 anos, consulta um nutricionista porque acha que está acima do peso e precisa emagrecer. O nutricionista, durante a avaliação nutricional, obtêm a informação de que o peso está adequado para altura, ou seja, o IMC (índice de massa corporal) está normal. A mulher fica frustada, pois acredita que precisa emagrecer, pois não está satisfeita com sua composição corporal.
 Quantas mulheres não passam por essa situação? Quando analisamos nosso peso isoladamente, muitas vezes, verificamos eutrofia, isto é, equilíbrio entre nossas medidas de peso e altura. Mas, porque então, tantas mulheres estão insatisfeitas com seu corpo?
Ora, a resposta é muito simples: nosso peso é apenas 1 medida que deve ser avaliada na determinação da composição corporal. É só pensar: se somos formados de ossos, músculos, água e gordura, é necessário um equilíbrio entre todos esses compartimentos para refletir uma corpo realmente “saudável”.
Por isso, algumas vezes, para alterar nossa composição corporal, não é estritamente necessário o emagrecimento, mas sim a mudança de hábitos de vida e alimentares.
Vou explicar: vamos imaginar uma mulher com peso adequado para a altura, apresentando flacidez. Como contornar o problema?
Primeiramente, devemos entender que para termos uma pele firme é necessário uma substância chamada colágeno, que é sintetizada a partir dos aminoácidos (proteínas) lisina, prolina e glicina e de outros nutrientes como vitamina C, cobre, zinco, manganês e o silício.
Partindo desse princípio, podemos concluir que para tratar a flacidez da pele é importante fornecer esses nutrientes através da alimentação diária:
 Lisina, prolina e glicina: Para obter essas proteínas, pode-se adicionar na alimentação a gelatina sem sabor preparada com suco natural. É importante usar a gelatina sem sabor pela ausência de corantes e edulcorantes artificiais, que são substâncias que desgastam nutrientes do organismo.
Vitamina C: Esse nutriente é encontrado em abundância nas frutas ácidas como laranja, limão e acerola. Também está presente na goiaba, tomate, kiwi, abacaxi, morango, salsa e pimentão.
Cobre: Os frutos do mar, grãos integrais, feijões, nozes e batatas são boas fontes de cobre. Outras fontes importantes são folhas verde-escuras, os frutos secos (ameixa, damasco e figo secos), o cacau e a levedura.
Zinco: Está presente em alimentos ricos em proteínas como carnes magras, frango, peixe, amendoim, leite e derivados, leguminosas (feijão, lentilha, soja), nozes e cereais integrais. Lembrar que o zinco proveniente de proteínas vegetais não é tão bem aproveitado pelo organismo quanto o zinco de origem animal.
Manganês: As melhores fontes são abacaxi, oleaginosas (amendoim, castanhas, nozes), aveia, arroz integral, farinha de trigo integral, espinafre, batata doce,chá preto e chá verde
Silício: Mineral encontrado na aveia, cevada, salsa, nabo, avelã e feijão.
 É importante saber que, assim como existem alimentos que auxiliam na manutenção de uma pele firme e saudável, existem outros que atuam de modo contrário, provocando ou agravando a flacidez.  São eles: refrigerantes, doces, frituras, gorduras de origem animal, embutidos (salsicha, linguiça, calabresa, hambúrguer), frios, queijos amarelos e alimentos ricos em sódio como sal, caldos prontos, temperos prontos e salgadinhos.  Esses alimentos exercem efeito tóxico sobre a pele e devem ser evitados.
Além de cuidar da alimentação, procurem  eliminar o sedentarismo e melhorar a hidratação. Afinal, atividade física e ingestão hídrica são essenciais para alcançar o resultado desejado. Por isso, não descuidem dessa dupla!
Vale lembrar que, na flacidez, milagres não existem. Por isso, o esforço e a dedicação são fundamentais!
Fonte:www.anutricionista.com



Meus blogs
Minha história.
http://cacauconseguiu.blogspot.com
Quer malhar?
http://belezasaudavell.blogspot.com
Adoro artesanato! 
http://artesannata.blogspot.com
Selos, gifs e imagens relacionadas a RA
http://imaginatica.blogspot.com/
Meus devaneios sobre o ambiente doméstico 
http://llardocelar.blogspot.com
Tudo que encontro para educação infantil e fundamental 
http://llicaodecasa.blogspot.com/



bj bj bj

5 comentários:

  1. Muito boa matéria amiga, parabéns...Bjos

    ResponderExcluir
  2. OI CACAU,LEGAL ESSA MATÉRIA E QUANDO A MULHER ENCANA QUE O CORPO NAÕ ESTÁ LEGAL,NÃO HÁ IMC QUE A FAÇA DESISTIR RSRSRS BJSSS

    ResponderExcluir
  3. Cacau, é triste me olhar no espelho e perceber que a sua coxa parece uma gelatina mas, é mais triste ainda, constatar que é uma gelatina sem sabor! PÕ, podia pelo menos ter um saborzinho neh?
    Brincadeiras a parte, muito legal o post!
    É que hoje eu to no "módulo bom-humor".

    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Oi Cacau! Materia interessante!
    Eu não emagreço por falta de vergonha na cara, rs.
    Bom final de semana!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Muito legal esta matéria!!
    Bjus

    ResponderExcluir

Obrigada por ter vindo!