quinta-feira, 25 de agosto de 2011

DICAS SAUDÁVEIS

Bom Dia Meninas!!!!


Dicas saudáveis para você e sua cozinha


Hoje em dia, a alimentação, de um modo geral, tem sido realizada de forma aleatória e incorreta. Com os fast-foods a todo canto, não nos preocupamos mais com a nossa cozinha e nem com a nossa saúde. Pois você sabia que uma cozinha limpa e bem organizada contribui para uma alimentação mais saudável, além de garantir melhor qualidade de vida?
Pois é, alguns cuidados devem ser tomados desde o momento da compra até a maneira como você prepara este alimento, que também é muito importante para preservar os nutrientes que eles podem nos oferecer.geladeira
Pensando assim, veja a seguir algumas dicas que são práticas para você adotar em sua casa, que além de saudáveis vão ser úteis para evitar o desperdício pesando menos no seu bolso também.
  • Planeje antecipadamente o cardápio para realizar as compras, não deixando faltar e nem sobrar nada;
  • No momento da compra de alimentos frescos, selecione-os bem e dê preferência aos alimentos de acordo com a safra;
  • Não compre alimentos em excesso e os utilize antes da data de vencimento;
  • Guarde as frutas e verduras já lavadas e secas na geladeira, isto facilitará o trabalho na cozinha e ainda evitará a contaminação dos outros produtos que já estão armazenados na geladeira;
  • Nas receitas doces, substitua o açúcar por frutose ou açúcar mascavo. Se for diabético, por adoçante.
  • Compre carnes magras e retire a gordura em excesso antes de prepará-la. Utilize o mínimo possível de óleo nas preparações e prefira grelhar, assar ou cozinhar;
  • Corte os alimentos em pedaços iguais para que cozinhe no mesmo período de tempo e, quando cozinhar e/ou refogar várias verduras, adicione primeiro as de cozimento lento (as que são mais duras) e por último as que cozinham mais rápido (as que são mais moles);
  • Guarde os líquidos dos cozimentos e reutilize-os em molhos, sopas ou caldos e no cozimento do arroz. São ricos em nutrientes e conferem mais sabor às preparações;
  • Para temperar e amaciar as carnes vermelhas antes cozinhar ou grelhar, substitua os amaciantes de carne industrializados por suco de mamão ou abacaxi;
  • Cozinhe sempre que possível com a panela tampada, com o mínimo de água possível e em menor tempo;
  • Use o suco de limão e ervas em vez do sal para temperar saladas;
  • Para obter mais sabor, aroma e boa aparência nos pratos, faça uso de algumas especiarias e ervas para temperar;
  • Espalhe salsinha e cebolinha fresca nas saladas, ou um pouco de pimenta-do-reino para sabor mais picante;
  • Misture sementes de gergelim torradas na salada para deixá-la mais crocante e tiras de queijo magro (queijos brancos) para variar um pouco;
  • Substitua a maionese e o creme de leite das saladas pelo iogurte desnatado de consistência firme e se preferir acrescente um pouquinho de hortelã miúdo.
Fonte: www.anutricionista.com


Para entrar em contato:
Twitter: @cacausp
Email: blogdacacausp@gmail.com

*Glossário:
AF : Atividade Física
RA: Reeducação Alimentar
RF: Reeducação Financeira

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bj bj bj

7 comentários:

  1. . Cacauzinhaaaaaa, espero que sua vida esteja menos intensa e que as soluções estejam aparecendo, continuo torcendo por vc e pelos filhotes!
    . Amiga querida, mil perdões pela ausência no seu cantinho, mas a vida profissional tem exigido todo meu tempo ao longo do dia, as escapadinhas que consigo para a internet aproveito para atualizar meus blogs. Isso não significa que eu não goste de vir aqui, pelo contrário: AMOOOOOOO seu bloguito, é só falta de tempo mesmo.
    . Beijinhos mil. Excelente quinta-feira a você, familiares e amigos queridos. Fiquem com DEUS e um pensamento Nele: ''Estejam prontos para qualquer boa obra. Não injuriem a ninguém, sejam pacíficos, afáveis, e deem prova de mansidão para com todos os homens'' (Tt 3,1-2). Peçamos ao Senhor a mansidão em tudo o que fizermos neste dia. Com coragem, lancemos fora todo egoísmo que quer nos impedir de construirmos a paz (www.luziasantiago.com).

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  2. Florzinha.. espero que td esteje entrando nos eixos aí pra vc!!

    AMEI AS DICAS!!!
    Principalmente essa:

    "...Para obter mais sabor, aroma e boa aparência nos pratos, faça uso de algumas especiarias e ervas para temperar.."

    É que agora como tô fotografando meus papás... me dedico um tempinho à apresentação dos pratos... preciso deixá-los bonitos!!!
    ... e sói pra dividir a experiência... isso tem me ajudado mto no controle da ansiedade... pq vou preparando.. ajeitando.. fotografando... aí consigo comer com mais calma!!!!
    ....interessante, né??? rs

    Bjuuuuuuuuuuuuuuuuuss

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  3. Oi linda
    Otimas dicas ,eu planejo meu cardapio todos os dias ,é sempre bom fazer isso pois assim nao comemos bobeiras e se alimentamos bem e emagrecemos com saude .
    tenha um lindo dia flor

    Bjinhossssss

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  4. Ás vezes me dá um desanimo, uma vontade de largar tudo pro alto e gritar, dar um basta sabe?! Mas e aí ? Não tenho forças pra ser gorda, mas também não tenho pra emagrecer ! E aí venho nos meu blogs favoritos e fico lendo e crio muitas forças ! Somente com ajuda uma das outras agente vai conseguir superar todos obstáculos que encontrarenos :) Vou estar sempre aqui pra lhe ajudar, conto com suas palavras amigas tambéem! Beijos http://misssunshineemagrecendo.blogspot.com/

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  5. Queridaaa...saudades de vc!

    Tenha um maravilhoso fds!

    Fique com Deus!

    Beijos

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  6. Olá!
    Amei seu blog! E amei mais ainda saber que existem pessoas como vc, que conseguem emagrecer e levar uma vida saudável! Não é fácil... Eu preciso emagrecer uns 13kg e não estou conseguindo... É muito difícil resistir e ainda tem tanta gente que te oferece aquela comida deliciosa que vc adora, só pra ver vc falhar na dieta...
    Vc é um exemplo!
    Parabéns e continue assim, sendo forte e resistindo!
    Bjos!
    atelievivercomarte.blogspot.com

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  7. Boas dicas, a maioria eu faço, que bom! Mas vou atentar às que me escapam.

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Obrigada por ter vindo!