terça-feira, 16 de agosto de 2011

Um mês...

Bom Dia Meninas

Pois é, dia 14 fez um mês que tive a casa assaltada.

Ok, vcs devem estar de saco cheio de me ouvir falar disso né uhauhauhauahuahua mas minha vida continua de pernas pro ar. A maior parte das minhas coisas está encaixotada, outra parte ensacada. Todo dia é um flash, sabem como é? Então....

Estou dormindo na sala da casa da minha avó com as crianças. Me sinto aqueles desabrigados de depois de enchentes e deslizamentos que vemos na TV.

A casa continua lá, fechada e os outros dois donos não se decidem se querem vender; o pior é que a casa vai voltar a ficar fechada, servindo de arquivo de bugiganga, enfim... todo o dia penso e repenso que tudo isso tem que ter um porquê, algo que tenho que passar, aprender... Tem uma amiga minha que sempre está me dando força e fala para eu ter fé... e eu digo: acho que é a única coisa q tenho, pois se não tivesse, já tinha pirado!

Por enquanto não dá para ir para um aluguel, pois estou tendo gastos elevados pós roubo, além disso preciso colocar meus filhos mais velhos na natação; é isso ou eles vão voltar para a bombinha de corticóide por causa da asma... e sairá mais caro que 2x por semana de aula. Tb estou atuando junto do meu filho mais velho, que por conta de todo stress, engordou! Já conversava muito com eles sobre comer bem, escolher os alimentos, fazia a comida já sem óleo, entre outras preocupações. Com a zoneada na rotina, ele caiu de boca nas guloseimas e tb na comida e deu uma boa engordada. Fiquei preocupada com ele, pois sei o que ele está passando. Combinamos de começar a tomar conta da alimentação dele e faremos exercícios de segunda a sexta – começaremos amanhã!

Se precisar ir pro aluguel... bem... irei né, sei lá onde, mas para tudo se dá um jeito. Mas o melhor seria vender a casa e dar entrada em algum apto pequeno e seguir a vida, sem pagar aluguel e sim um financiamento habitacional. Enfim, que Deus me oriente para o melhor lado a seguir.

 

Achei a matéria interessante e compartilho com vcs:

Os Polifenóis na Nutrição

Os polifenóis são uma classe de compostos bioativos encontrados nos vegetais. As pesquisas, nas últimas décadas, apontaram para o papel dos alimentos funcionais na promoção da saúde e prevenção de doenças – nesse cenário, os polifenóis são peças chaves. Eles são estruturas químicas compostas por anéis fenólicos que se ligam a determinados tipos de átomos e radicais, formando estruturas como carotenóides, flavonóides, curcuminas, resveratrol, quercitina, bixina, catequinas, isoflavonas etc.

Os alimentos fonte de polifenóis são as frutas (uvas, cereja, laranja, limão, maçã, amora, morango, caju, jabuticaba, mirtilo, ameixa, damasco), as hortaliças (couve, couve-flor, tomate, alho, cebola, espinafre, repolho, rabanete, escarola, mostarda, nabo, beterraba), as sementes oleaginosas (castanhas, nozes, amendoins, amêndoas, pistache), ervas aromáticas e especiarias (alecrim, manjericão, manjerona, sálvia, alfavaca, gengibre, canela, açafrão, cúrcuma, colorau, cravo), bebidas (suco de uva integral, suco de amora integral, suco de mirtilo, chá verde, chá branco, vinho tinto) e chocolate amargo (com mais de 65% de cacau).

Alguns tipos de compostos polifenólicos:

  • Hespiridina: presente na laranja e no limão; atua na redução do colesterol plasmático e na fragilidade capilar.
  • Quercitina: presente nas cebolas; atua como antiinflamatório e aumenta a biogênese mitocondrial.
  • Catequinas e epicatequinas: presentes no chá verde e branco; atua como antiinflamatório, reduz a gordura abdominal, diminui o apetite, diminui a concentração de triglicerídeos plasmáticos, aumenta o gasto energético, aumenta  a fotoproteção da pele, previne o câncer de próstata e de boca.
  • Resveratrol: presente no suco de uva integral, amora, chocolate amargo, castanhas e sementes oleaginosas; aumenta a fotoproteção da pele, aumenta o gasto energético, reduz  a concentração de LDL-c.
  • Curcumina: presente no açafrão e no curry (tempero indiano); atua na proteção vascular e cardíaca, é antiinflamatório.
  • Isoflavonas: presente na soja; atua modulando a tensão pré-menstrual e o metabolismo ósseo.

A ação dos polifenóis ocorre, principalmente, por meio da quelação de minerais, da ligação de receptores e enzimas do organismo e captação direta de radicais livres. Dessa forma, podem ativar ou silenciar genes, ativar reações metabólicas, atuar na metilação do DNA e de proteínas, inativar radicais livres – reduzindo o processo inflamatório, modulando a atividade de moléculas, como a NF- Kappa B e impedindo o avanço da carcinogênese, por exemplo.

As principais causas de mortalidade e incapacidade no Brasil e no mundo correspondem às doenças cardiovasculares, o que causa forte impacto social e econômico. Os polifenóis podem ser consumidos na dieta como estratégia para inibir a síntese de colesterol endógeno, além de inibir a enzima ciclo-oxigenase, levando a menor capacidade de agregação plaquetária. Com relação às doenças cardiovasculares, podemos destacar o papel da curcumina como agente hipotensivo (redutor da pressão arterial), moduladora das lipoproteínas plasmáticas (LDL, HDL) e protetora do músculo cardíaco; da hespiridina como agente hipotensivo e do resveratrol como modulador das lipoproteínas plasmáticas, regulador do peso corporal e agente lipolítico.

O resveratrol ficou “famoso” por causa de estudos epidemiológicos nos anos 70, os quais descreveram menores índices de eventos cardiovasculares entre franceses (que viviam na França) que consumiam dieta rica em gorduras saturadas (14 – 15% do valor calórico diário) em comparação com a dieta americana tão rica em gorduras saturadas quanto a francesa. A explicação do porque da incidência de eventos cardiovasculares ser muito maior na sociedade americana, foi o consumo maior e regular de resveratrol entre os franceses, o que levava a um efeito protetor contra as doenças cardiovasculares. O vinho tinto, comum na dieta francesa e na dieta mediterrânea é rico em resveratrol e seu consumo foi associado à menores taxas de doenças cardiovasculares entre os franceses. A partir desses estudos, a indicação do consumo regular de suco de uva integral, suco de amora integral e suco de berrys tornou-se comum na prática clínica.

Dessa forma, podemos frisar que a consulta ao nutricionista é importante para a definição do consumo de alimentos funcionais segundo necessidades personalizadas. Ainda não estão definidas as quantidades ideais de compostos polifenólicos, mas os estudos sobre alimentos funcionais já apontam os alimentos mais significativos para a promoção da saúde e da estética – assim, o nutricionista reconhece as alternativas e pode traçar estratégias e metas seguras de ingestão em consenso com o cliente.

Fonte:  ANutricionista.Com - Perla Menezes Pereira - CRN3 14198 - Nutricionista em Ribeirão Preto.

bjsss

10 comentários:

  1. Oi Cacau, saiba que a fé é o que temos de melhor dentro de nós. E tenha certeza que Deus está vendo suas lutas e já ta arrumando a solucao dos problemas.
    Fique firme e auxilie seus filhos.
    Bjo, conte comigo.

    ResponderExcluir
  2. Um dia após outro, sempre. Devagarzinho as coisas vão se ajustando. Força para você e seus filhos, diz para o mais velho que estou na torcida para que ele vença o desafio dos hábitos saudáveis.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Tudo vai se ajustar amiga!
    Calma!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Tudo vai se ajustar amiga!
    Calma!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Amiga este cantinho é pra gente colocar nossoas vidas e dores tb, e imagino o turbilhão que está sua vida, tudo tem motivo, e vc melhor que ninguém sabe disso, força e que vc vai encontrar uma solução, estou torcendo por vc bjokas

    ResponderExcluir
  6. Caramba, eu sumi uns dias do blog e não sabia do ocorrido, sinto muito, sua amiga tem razão, tem que ter fé nesse momento, tudo se resolve com tempo mas entendo seu trauma.
    Grande bj

    ResponderExcluir
  7. Nossa Cacau... que complicado!!!
    Mase continue firme sendo essa mulher forte que vc é!!
    Tenho certeza que vai vencer essa fase!!
    Nada nessa vida acontece sem a permissão do nosso Pai... e mais lá pra frente vc vai entender o pq disso td!!!

    Bjão!!!
    Tenha um ótimo finzinho de terça!!

    ResponderExcluir
  8. o querida... desejo muita força pra vc... imagino q nao ta facil essa situação toda....
    desejo q tudo se resolva.. q o melhor seja feito pra vc e sua familia!
    obrigada pelas dicas!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. "Os guerreiros sempre podem recomeçar de onde pararam"

    Li essa frase num livro; depois eu lembro mas me utilizo muito dela e agora divido com você.


    VAI DAR CERTO; VC É MUITO FORTE E CAPAZ!

    "Toda vez que a gente pede força a Deus, Ele nos dá situações em que podemos testar e aperfeiçoar essa qualidade; ser forte"

    Beijoka

    ResponderExcluir
  10. Muita força nessa hora amiga, nunca fui assaltada mas acho que não tem coisa pior do que vermos nossas coisas fora do lugar, saber que tudo que tínhamos não está mais ali. E o pior de tudo é que nos sentimos fracas e com muito medo de ocorrer novamente né ?! Mas se Deus quiser isso vai passar e você vai conseguir uma casinha confortável e protejida para sua família ! Forças e coragem ! Não desanime jamais e saiba que estarei aqui para lhe ajudar :0 Beijos Fê, http://misssunshineemagrecendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por ter vindo!