quinta-feira, 8 de setembro de 2011

quinta...

OI Pessoas!

Como passaram de feriado?

Eu trabalheeeeeeei muito, como estou colocando as coisas em ordem , qq dia livre é dia de trabalho pesado. Ontem a Isaura aqui ficou na base de lanches, mas nada compulsivo... meu deslize maior foi atacar uma broa à noite.... ai ai ai eu amo broa de fubá uhauhauahuahuahauhauhauh

E essa semana está sendo trash em relação a controle alimentar, pois em todos os dias dessa semana eu tive (ou terei) reunião, e leia-se, comes e bebes.... é uma tentação!

 

RA

Sigo na mesma toada, comendo porções menores, tentando não entrar em compulsão. Como de tudo, mas sem querer extrapolar.

 

AF

Sempre me mexendo! Segunda e terça, natação, ontem caminhada... e hoje ainda tem mais....

 

 

Desafio  Emagrecer Comendo Alimentos Saudáveis, 

sim você pode!

Para se cadastrar neste Desafio e conhecer suas regras, entre em http://blogdacacausp.blogspot.com/2011/08/desafio-emagrecer-comendo-alimentos.html

 

Matéria:

 

A arginina no exercício

 

A busca por recursos ergogênicos seguros no exercício e no esporte como meio de aumento da performance e redução da fádiga é uma  constante. Nesse cenário, os aminoácidos são os nutrientes mais estudados, principalmente porque participam do metabolismo energético, da regulação hormonal e da síntese proteíca. Discutiremos, neste artigo, o papel anabólico da arginina.

A arginina é um aminoácido semi-essencial sintetizado no organismo da pessoa saudável a partir do glutamato. Os estudos sobre arginina são abrangentes e destacam, principalmente, o seu papel na prevenção de doenças cardiovasculares, como precursora do óxido nítrico (NO) – responsável pela vasodilatação, na redução da viscosidade sanguínea, no processo de cicatrização e na redução do estresse oxidativo.

Funções da arginina:

  • Atua no sistema endócrino estimulando a liberação de catecolaminas, insulina, glucagon e hormônio de crescimento;
  • Atua como intermediário para a síntese de creatina e creatina fosfato, sendo importante para o ganho de força e explosão nos exercícios de alta intensidade e curta duração;
  • Atua na reparação tecidual por causa do aumento do fluxo sanguíneo em virtude da síntese aumentada de óxido nitrico;
  • Atua na detoxificação da amônia, pois exerce papel no metabolismo do nitrogênio como intermediário da síntese da uréia – é convertida em L-ornitina pela enzima arginase;
  • Melhora o sistema imunológico por promover a função de neutrófilos, a capacidade bactericida dos macrófagos e a resposta dos linfócitos.

A arginina atua no exercício aumentando a perfusão sanguínea no músculo via estímulo de NO, sendo essa via estimulada quando a suplementação é realizada momentos antes do exercício. Quando a suplementação de arginina for realizada fora dos períodos de exercício, o que observamos é o estímulo da produção do hormônio do crescimento (GH), responsável, entre outras coisas, pelo estímulo ao aumento da massa magra.

As vitaminas importantes para a formação de NO são a nicotinamida e a riboflavina e, também, o mineral cálcio. Dessa forma, a suplementação de arginina deve ser prescrita mediante a avaliação da dieta e das vias metabólicas de interesse. Portanto, o potencial ergogênico máximo só pode ser atingido mediante o trabalho de avaliação completa da dieta com suplementação assistida por profissional habilitado.

As doses pesquisadas e prescritas variam de 500 mg a 30 g ao dia, pelo período de 3 a 80 dias. Assim, é prudente que doses muito altas não sejam mantidas por muito tempo, mesmo não havendo evidencias de hepatotoxicidade e prejuízo renal em indivíduos saudáveis. Também é importante prescrever com precaução para indivíduos portadores de doenças hepáticas e insuficiência renal. Estudos com humanos mostraram que doses de 3-5g ao dia já são suficientes para o ganho de massa magra e ganho de força. A ingestão habitual de arginina na dieta ocidental está em torno de 5 g  ao dia, estando o aminoácido presente em todas as fontes proteícas de origem vegetal (feijões, grãos e sementes).

O trabalho de Angeli et al (2009) avaliou a suplementação de 3 g diárias de arginina por 8 semanas em indivíduos que praticaram treino de força 3 vezes por semana – foi demonstrado aumento de força e massa muscular no grupo suplementado, comparado ao grupo controle sem suplementação. Já Jobgen et al (2009) mostraram que a suplementação de arginina em ratos obesos que consumiram dieta hipergordurosa por 15 semanas, proporcionou redução na massa gorda branca e aumentou a massa muscular dos animais. Assim, a arginina pode também ser útil no controle da massa gorda.

Concluindo, o efeito agudo da suplementação de arginina corresponde ao aumento da capacidade de realizar o exercício e o efeito crônico corresponde ao aumento da síntese proteíca no músculo, com consequente efeito anabólico. Não podemos desconsiderar o fato de que o aumento da massa magra também depende da ingestão de outros nutrientes, como proteínas, aminoácidos, minerais, vitaminas e até mesmo certas gorduras

 

Fonte: www.anutricionista.com

 

Bj bj bj e ótima quinta!

6 comentários:

  1. Oi cacau
    Nossa que poste rapido e empolgante rs adoreiiii ,caramba amiga que correria no dia a dia r.a aff trabalho loucura rs
    te desejo um lindo dia flor

    Bjinhossssssss

    ResponderExcluir
  2. Caramba... trabalhar no feriado ngm merece!!!
    Maaaaaas se é pra colocar as coisas em ordem... acaba valendo a pena!!! Logo logo vc terá tempo pra descansar!!!!

    Bjuuuuuusss

    ResponderExcluir
  3. Oi, lindinha nossa que trabalhão..
    Eu fikei de cama pois peguei um infecção de garganta.
    Aki como está muito frio tive que me cuidar em casa... Ainda não estou boa...
    Ah, uma perguntinha..
    SMe inscrevi para o Desafio...porém devemos postar o peso até dia 9...
    Será que posso atualizar meu peso, se der é claro?
    Bjus e teha um ´timo dia...
    O selinho é aquele da psotagem do desafio /????

    ResponderExcluir
  4. Comes e bebes é uma tentação mesmo, mas dá de resistir!!

    ResponderExcluir
  5. ola.. é cacau por aqui nos feriados e fins de semana também baixa a Isaura..
    fazer o que néhh...
    bjus.. ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  6. Vida corrida é uma loucura!
    Bjos

    ResponderExcluir

Obrigada por ter vindo!