quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Alimentação para pessoas ansiosas

Oi Pessoas, como estão?

Não precisa dizer que estou na correria né...

AF está uma beleza, e não é sarcasmo. Estou indo 4 x por semana na academia, fazendo o treino de musculação e comecei a fazer o treinamento aeróbico mais orientado. Hoje consegui ficar 20 minutos dentro da freqüência cardíaca q precisava... um avanço, pois geralmente eu não agüentava.

RA, estou naquela de comer de tudo um pouco , tentar comer integrais e vamo que vamo né!

Essa reportagem eu achei interessante, e serve demais pra mim tb uhauhauahuhaauhauha

 


Alimentação na Melhora de Pessoas Estressadas e Ansiosas

 

A alimentação influencia muitos fatores no corpo dentre eles ligados ao cérebro. As células precisam ter uma certa composição de gorduras benéficas, vitaminas e minerais para realizarem suas funções adequadamente como o metabolismo, produção de energia, comunicação entre os hormônios e outros. Somos feitos de trilhões de células e cada uma necessita de 45 nutrientes.

A atualidade nos remete a alimentação do mal, o sedentarismo, alcoolismo e tabagismo. Alimentos processados estão cada vez mais sendo consumidos e as fibras ficam de lado. Doces, pão, massas, tortas, produtos de padaria, salgadinhos, refrigerante, suco em pó, adoçante, gelatinas e outros muitos produtos prejudicam o funcionamento das células.

Estes produtos citados acima tem a capacidade de ocupar o lugar que os hormônios precisam se conectar para fazer a sua ação. O resultado disso é uma alteração hormonal considerável e o pior é que nos exames de sangue isso não é detectável, somente quando a situação está crônica.

Mas vamos lá, como a alimentação piora o estresse e deixam as pessoas mais ansiosas? Estes alimentos causando alterações hormonais remetem ao descontrole do corpo em manter o equilíbrio e o mesmo entra em estado de alerta e de estresse. O cortisol que é o hormônio envolvido no estresse fica alterado. Sua produção não ocorre em horários corretos e a consequência disto é uma maior compulsão por doces ou carboidratos no final do dia e a noite, baixa disposição ao levantar, fadiga, cansaço, irritabilidade, nervosismo, e outros. Também há uma perda de massa muscular, aumento de infecções, baixo resultado na academia. Além deste hormônio, outro também é alterado como o glutamato. As pessoas que tem esta maior produção são aquelas muito nervosas, estressadas, famosas por serem “pavio curto” e a alimentação pode prejudicar muito isso.

Veja aqui a lista de alimentos que aumentam o nível de estresse e ansiedade:

- Carboidratos Refinados – doces, pães, bolos, tortas, salgadinhos, produtos de padaria, suco em pó, refrigerante, açúcar;

- Gorduras Trans, Saturadas e Hidrogenadas – carne vermelha, gordura do frango, miúdos em geral, leite e derivados, frituras, chips, óleo de soja, pizza, sanduíches, carne de hambúrguer, chocolate diet, sorvete;

- Glutamato Monossódico (realçador de sabor) – molhos prontos, temperos prontos, sopa industrializada, chips, molho shoyo, algumas marcas de sal,

- Bebida alcoólica em geral;

- Adoçantes Artificiais – ciclamato de sódio, sacarina sódica, aspartame, acessulfame-K. Estão presentes em produtos diet, light.

Veja agora o que pode consumir para melhorar

- Carboidratos Integrais e em menor quantidade – pão integral, massas integrais, fibras como aveia, linhaça,de maracujá, de banana verde;

- Gorduras Benéficas – peixes, oleaginosas, abacate, óleo de canola, azeite extravirgem, óleo de linhaça, óleo de macadâmia, óleo de coco extravirgem;

- Temperos e Ervas – manjericão, salsão, cebolinha, cebola, curry, alecrim, hortelã e outros;

- Suco de Clorofila – misturar frutas com couve. Tomar cuidado com o excesso;

- Não precisamos adoçar nada. É questão de melhorar o paladar e para isso misture frutas no suco e aos poucos reduza a vontade;

- Doces – preferir chocolate amargo acima de 50%, banana com canela, açaí sem xarope com banana, frutas com mel;

- Praticar atividade física regular;

- Beber 2 litros de água por dia;

- Ouvir uma música relaxante para dormir;

- Evitar alimentos estimulantes como: café, chá mate, preto, verde, guaraná em pó, bebidas energéticas, refrigerante, suco em pó.

Dicas de Sucos Anti-Estresse:

Suco de Maracujá com Mel, Banana com Mel, 1 folhinha de alface com Manga, Chá de Camomila com Laranja Doce, Abacaxi com Hortelã.

 

 

Bj bj bj e ótima semana

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Um comentário:

  1. ótimas dicas! adorei a reportagem.. quero seguir(ja estou seguindo algumas cosias)... sou muito ansiosa e procuro demais por ajuda pra isso! obrigada! beijos

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Obrigada por ter vindo!