domingo, 22 de janeiro de 2012

Indice Glicêmico

Booooom Dia

Ontem consegui seguir a regra, matei minha vontade com os sorbets da vida.
Na Janta tomei um shake e na ceia, suco verde.
Uma das coisas que ando seguindo é fazer uma alimentação com Indice Glicêmico baixo. E está dando certo. Toda vez que consigo seguir isto à risca, minha compulsão amaina.

Achei uma reportagem bem interessante sobre Índice Glicêmico

Olha essa daqui tb:

quinta-feira, 13 de março de 2008

O que é índice glicêmico?

No dia primeiro de março, o American Journal of Clinical Nutrition publicou a análise de 37 estudos envolvendo quase 2 milhões de pessoas, avaliando a associação entre o índice glicêmico dos alimentos e o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2 . O estudo, conduzido pelos pesquisadores Alan Barclay, Joanna McMillan Price, Prof Jennie Brand-Miller e colaboradores também mostrou uma maior prevalência de doenças da vesícula e alguns tipos de câncer em pessoas com altas concentrações de glicose no sangue. O estudo, conduzido

índice glicêmico (IG) é o potencial que um determinado alimento tem de aumentar a carga de açúcar no sangue. O consumo de alimentos ricos em carboidratos que são digeridos rapidamente são responsáveis por um rápido aumento da concentração de glicose sanguínea, sendo portanto de alto índice glicêmico. Os alimentos que contém carboidratos de digestão lenta, e portanto liberam glicose gradualmente na corrente sanguínea são os de baixo índice glicêmico. Os alimentos de baixo índice glicêmico devem ser os consumidos em maior quantidade pois nos mantém satisfeitos por mais tempo e ajudam no combate à obesidade. Já o consumo de alimentos com alto índice glicêmico fazem o açúcar no sangue se elevar, aumentando também a quantidade de insulina na corrente sanguínea. Esta prática pode a longo prazo sobrecarregar o pâncreas causando pré-diabetes ou diabetes tipo 2.

Alguns estudos também mostram que glicose e insulina em excesso estão ligados a alguns tipos de câncer. Isto ocorre pois além da insulina, o açúcar também estimula a produção de IGF-1 (insulin like growth factor one). Tanto a insulina quanto o IGF-1 não só promovem o crescimento de células como também diminuem a taxa de morte celular. Outros estudos também mostraram a redução do colesterol "bom", o HDL, e dos triglicerídeos em indivíduos que consomem dietas com alto índice glicêmico. O problema é que indivíduos com HDL baixo e triglicerídeos elevados possuem um risco maior de pedras na vesícula.

Para a prevenção destas doenças, o ideal então é seguir uma dieta saudável e com baixo índice glicêmico. Veja nas tabelasda Sociedade Brasileira de Diabetes o valor de índice glicêmico para uma variedade de alimentos e escolha preferencialmente aqueles com IG abaixo de 55. Se puder escolher alimentos com IG menor do que 45 melhor ainda.

Outros bancos de dados com valores de índice glicêmico:

http://www.glycemicindex.com
http://ginews.blogspot.com
http://www.gilisting.com 

Tabela Internacional de Índices Glicêmicos




Malhação

Minha malhação de ontem foi 1/2 hora de bike e mais os exercícios que coloquei em http://belezasaudavell.blogspot.com/2012/01/exercicios-de-hoje-2101.html

bj bj bj e aproveitem o domingão hein!

2 comentários:

  1. Tem selinho pra vc la no blog moça. Bjs

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  2. Oi cacau obrigada pela visita, adorei o post sempre quis saber sobre omineice glicemico. Beijos e boa semana!

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Obrigada por ter vindo!