sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

post do Blog Mãe de Peso



Bom Dia Pessoal


Outro dias, nas andanças pela internet, conheci o Blog Mãe de Peso, escrito pela Valentine. 

Vale a pena visitar e colocar no Bloglovin para seguir!


Com a autorização dela, estou postando um post dela do ano passado, o qual eu achei profundo, atual e que todas nós precisamos refletir!

Filho, mamãe é gorda.

por Valentine Kasin • 12 de setembro de 2014


Há alguns dias, estava naquele ‘bad hair day’, me sentindo feia, horrorosa. Decidi que não levaria meu filho à escola, como sempre faço. Era a depressão pós-parto pegando no meu ponto mais fraco: a baixa auto-estima.

– Filho, hoje a mamãe está feia, com o cabelo horrível, gorda, e não vou te levar. O papai vai fazer isso, tudo bem?

Com uma carinha de triste, ele foi. À tarde, a professora me ligou perguntando se havia acontecido alguma coisa:

– Sabe o que é, Val, é que o Caio chegou aqui dizendo que te acha linda, que seu cabelo é lindo, mas você não quis trazê-lo.

Nem preciso dizer que chorei a tarde toda.

O texto que vou compartilhar a seguir é da Kasey Edwards, uma escritora australiana. Ele fala sobre a conturbada relação da mãe dela com seu próprio corpo e o impacto que isso teve na vida da Kasey. Muitas vezes não nos damos conta que tipo de mensagem incutimos na cabeça em formação dos nossos filhos, quando nos depreciamos e mal dizemos nossos corpos perante eles.


“Querida mamãe,

Eu tinha sete anos quando descobri que você era gorda, feia e horrível. Até aquele momento eu acreditava que você era linda – em todos os sentidos da palavra. Lembro-me de folhear álbuns de fotos antigas e olhar suas fotos em pé no convés de um barco. Seu maiô branco sem alças parecia tão fascinante, assim como uma estrela de cinema. Sempre que eu tinha a chance, eu pegava aquele maravilhoso maiô branco escondido em sua gaveta e imaginava quando eu seria grande o suficiente para usá-lo; quando eu seria como você.

Mas tudo isso mudou quando, uma noite, estávamos vestidos para uma festa e você me disse: ‘Olhe para você, tão magra, bonita e encantadora. E olhe para mim, gorda, feia e horrível.’

No começo, eu não entendi o que você quis dizer.

”Você não está gorda”, eu disse com sinceridade e inocência, e você respondeu: ‘Sim, eu sou, querida. Eu sempre fui gorda; desde criança.”.

Nos dias que se seguiram eu tive algumas revelações dolorosas que moldaram a minha vida inteira. Eu aprendi que:

1) Você deve ser gorda, porque as mães não mentem. 

2) Ser gordo é feio e horrível. 

3) Quando eu crescer, eu vou me parecer com você e, portanto, eu vou ser gorda, feia e horrível também.

Anos mais tarde, lembrei-me dessa conversa e as centenas que se seguiram e amaldiçoei-me por me sentir tão pouco atraente, insegura e indigna. Porque, como o meu primeiro e mais influente modelo, você me ensinou a acreditar que a mesma coisa sobre mim mesma.

Com cada careta para seu reflexo no espelho, cada nova dieta maravilhosa que iria mudar a sua vida, e cada colher culpada de ‘Oh-eu-realmente-não-deveria’, eu aprendi que as mulheres devem ser magras para serem dignas. 

Assim como você, eu passei toda a minha vida me lamentando. Quando é que a gordura se torna um ‘sentimento’? E porque eu acreditava que eu era gorda, eu sabia que não era bom.

Mas agora que estou mais velha, e também sou mãe, eu sei que culpá-la pelo meu corpo é injusto. Agora eu entendo que você também é um produto de uma linhagem longa e rica de mulheres que foram ensinadas a odiar a si mesmas.


Veja o exemplo da vovó definido para você. Ela fez dieta todos os dias de sua vida até o dia em que morreu aos 79 anos de idade. Ela costumava passar maquiagem para caminhar até a caixa de correio por medo de que alguém pudesse vê-la sem pintura.

Lembro-me da resposta compassiva dela, quando você anunciou que meu pai lhe havia deixado por outra mulher. Seu primeiro comentário foi: ‘Eu não entendo porque ele deixaria. Você cuida de si mesma, você usa batom. Você está acima do peso – mas não muito ‘.

Antes de papai sair, eu ouvi ele dizer para você. ”Não é tão difícil. Se você quer perder peso, você só tem que comer menos.”

Naquela noite, no jantar, eu vi você replicar papai:  ”Não é tão difícil. Se você quer perder peso, você só tem que comer menos.” Me lembro como você se sentou na frente do seu prato e lágrimas silenciosas escorriam pelo seu rosto. Eu não disse nada. Todos nós comemos o jantar em silêncio. Ninguém a consolou. Ninguém lhe disse para parar de ser ridícula e comer um prato adequado. Ninguém lhe disse que você era amada e era o suficiente. Suas conquistas e seu valor – como professora de crianças com necessidades especiais e uma mãe dedicada de três – empalideceu na insignificância quando comparado com os centímetros que você não poderia perder de sua cintura.

Partiu meu coração testemunhar o seu desespero e eu sinto muito que eu não fui em sua defesa. Eu já tinha aprendido que era sua culpa que você era gorda. Eu tinha ouvido papai descrever a perda de peso como um “processo simples” – ainda que você não conseguisse enfrentar. A lição: você não merecia qualquer alimento e você certamente não merecia qualquer simpatia.

Mas eu estava errada, mãe. Agora eu entendo o que é de crescer em uma sociedade que diz às mulheres que sua beleza é mais importante, e ao mesmo tempo define um padrão de beleza que está perpetuamente fora do nosso alcance. Eu também sei a dor que é internalizar essas mensagens. Nós nos tornamos nossos próprios carcereiros a infligir nossas próprias punições por não estar à altura. Ninguém é mais cruel para nós do que nós mesmas.

Mas essa loucura tem que parar, mãe. Nós merecemos o melhor – melhor do que ter nossos dias arruinado por pensamentos corporais ruins, desejando que fosse de outra forma.

E não é só sobre você e eu mais. É também sobre a Violet. Sua neta tem apenas três e eu não quero que esse ódio corporal crie raízes dentro dela e estrangule a sua felicidade, sua confiança e seu potencial. Eu não quero que Violet acredite que sua beleza é seu bem mais importante; que vai definir o seu valor em todo o mundo. Quando Violet olha para nós para aprender a ser uma mulher, temos de ser os melhores modelos que pudermos ser. Precisamos mostrar a ela com nossas palavras e nossas ações que as mulheres são boas o suficiente do jeito que eles são. E para ela acreditar em nós, precisamos acreditar que nós mesmas.


Quanto mais velhas ficamos, mais entes queridos perdemos em acidentes e com doenças. Sua passagem é sempre trágica e cedo demais. Às vezes penso sobre o que estes amigos – e as pessoas que os amam – não dariam por mais tempo em um corpo que era saudável. Um corpo que lhes permitiria viver um pouco mais. O tamanho das coxas deste corpo ou as linhas do seu rosto não importaria. Ele estaria vivo e, portanto, seria perfeito.

Seu corpo é perfeito também. Ele permite que você desarme uma sala com seu sorriso e contagie a todos com sua risada. Cada momento que passamos nos preocupando com os nossas ‘falhas’ em nosso físico é um momento desperdiçado, uma fatia preciosa da vida que nós nunca teremos de volta. 

Vamos honrar e respeitar os nossos corpos pelo que eles fazem em vez de desprezá-los por não se parecem como idealizamos. Concentre-se em viver uma vida saudável e ativa. Quando eu olhei para aquela sua foto no maiô branco todos esses anos, meus olhos jovens inocentes viram a verdade. Eu vi o amor incondicional, beleza e sabedoria. Eu vi minha mãe.

Com amor, Kasey”



Reflitam!!!



Clique aqui para Instagram, Facebook e Youtube .


Estou usando o Bloglovin para seguir os blogs de vcs! Ele pode ser acessado em https://www.bloglovin.com, e tb através de apps na Play Store e Apple Store. Me sigam por lá!

Bj bj bj

4 comentários:

  1. Que texto lindo!!! Me emocionou, as vezes perdemos muito tempo nos preocupando com coisas que não devemos tornar o principal em nossa vida. Isso é uma lição e tanto! A vida é curta temos que saber aproveita-la da melhor forma.

    Obrigada pela força!!

    Bjooo
    Bru

    ResponderExcluir
  2. eu achei esse texto perfeito!!!!!
    amei amei amei!!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi

    Adorei esse texto, me vejo muito assim, me cobro demais acho que nunca esta bom, e nem posso cobrar de minha mae, irmã mais velha, pois nunca existiu essa insatisfaçao.
    E ainda as acho lindas, e nao a mim, vou pensar mais nisso.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Obrigada por ter vindo!