quinta-feira, 26 de março de 2015

Alfarroba

Boa Noite Pessoas!!!

Não larguei aqui não, mas ando muito pelo IG, me add lá : @blogdacacausp . Tenho sempre postado sobre as refeições entre outras cositas. Espero vcs por lá.

Vcs já ouviram falar de ALFARROBA?
Já experimentaram?
Pois é faz tempo que queria experimentar e hj finalmente experimentei com leite e AMEI!

Vou colar aqui embaixo algumas considerações sobre a Alfarroba:

A alfarrobeira é uma árvore selvagem, nativa da costa do Mediterrâneo. A alfarroba é sua vagem comestível, semelhante ao feijão, de cor marrom escuro e sabor adocicado, utilizada pela indústria de alimentos na produção de gomas e espessantes.
O pó ou farinha de alfarroba derivado da polpa da vagem torrada e moída é utilizado para substituir o cacau. Esse pó, contudo, possui expressiva diferença em relação ao cacau no conteúdo de açúcar e de gordura. Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sacarose, glicose e frutose), em torno de 38 a 45%.
Na Europa, principalmente na Espanha e recentemente em Portugal, a alfarroba já é acrescentada a vários doces. É uma vagem comestível, de cor escura (entre o castanho e negro), que pode ter entre 10 e 25 cmde comprimento e demora um ano a amadurecer. Lá dentro encontram-se 10 a16 sementinhas de cor parda, os quilates, que eram utilizadas pelos mercadores da Antiguidade, devido ao seu pouco peso e uniformidade, para avaliar o peso das jóias - daqui as palavras «Karat» e «Kilat».
A alfarroba é um alimento saudável e de elevado valor nutritivo. Contém vitamina B1- colaboradora para o bom funcionamento do sistema nervoso, músculos, coração e melhora na atitude mental e o raciocínio - tanto quanto o aspargo ou morango, a mesma quantidade de niacina (mantém a boa condição da pele) do feijão fava, lentilha e ervilha, e mais vitamina A, que é essencial para o crescimento dos ossos e dentes, vitalidade da pele e saúde da visão, do que a berinjela, o aspargo e a beterraba. Possui ainda alto teor de vitamina B2 (responsável por extrair energia de gorduras, proteínas e carboidratos no nosso corpo), cálcio, magnésio e ferro, bem como um correto balanceamento de potássio e sódio.
A alfarroba não possui qualquer agente alergênico ou estimulante tais como a cafeína e teobromina presentes no cacau. Embora apresente um alto teor de açúcares possui um baixo conteúdo calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídeos (gorduras) e alta quantidade de fibras naturais. O efeito benéfico dessas fibras naturais na flora intestinal se dá pela proteção da membrana mucosa do intestino, bem como pela redução significativa da incidência de diarréias indefinidas, desordens nutricionais e incidência de úlceras.
A alfarroba, também designada por "chocolate saudável" é utilizada em vários processos industriais, nomeadamente na cosmética, alimentar e farmacêutica, sendo nesta última empregada apenas como espessante para dar forma a alguns comprimidos.
Estudo recentes mostraram que a alfarroba não contém glúten e possui potencial antioxidante muito elevado, semelhante ao do azeite e superior ao do vinho, o que leva os investigadores a acreditarem que os compomentes do fruto pode ser úteis no combate aos radicais livres e doenças crônicos-degenerativas.
Também reduz efetivamente a assimilação da ingestão diária do excesso de colesterol, devido ao seu teor e qualidade das fibras. Seu poder na redução do colesterol do sangue é o dobro de outras fibras.
Composição química da alfarroba:
Proteína bruta - 4,7%
Proteína digestível - 1,6%
Fibra bruta - 9,2%
Cinzas - 3,5%
Cálcio - 0,38%
Fósforo - 0,09%
Gordura - 0,6%
Açucares totais - 43,85%
(glicose, sacarose e frutose)

Fonte: http://mundodaalfarroba.blogspot.com.br/p/alfarroba-e-seus-beneficios.html


Clique aqui para Instagram, Facebook e Youtube .

Estou usando o Bloglovin para seguir os blogs de vcs! Ele pode ser acessado em https://www.bloglovin.com, e tb através de apps na Play Store e Apple Store. Me sigam por lá!
Bj bj bj

5 comentários:

  1. Eu super tenho vontade de experimentar alfarroba! Vejo falar maravilhas dela; e agora, vendo essas informações que você trouxe pra cá, fiquei ainda mais interessada em provar. :) Ótimo final de semana!

    beijos

    http://www.saigula.com.br/
    http://www.muitoamorporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga!
    Já tinha ouvido falar da alfarroba e seus benefícios. Mas gostei muito de seu artigo, porque possui informações mais completas das que eu já tinha.
    Aproveito para lhe dar uma dica. Dá uma lida nesse artigo: http://emagrecendocomfernandonery.blogspot.com.br/2015/03/o-ato-de-comer-e-sua-funcao.html
    Nesse texto, eu explico porque as pessoas fracassam em sua reeducação alimentar e o que é preciso fazer para que isso acabe.

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não experimentei, mas tenho muita vontade!
    Além de saudável, muito saboroso!!!
    Ainda não encontrei aki na minha cidade, mas super valeu a dica e as informações!!!
    Bjs! =)

    ResponderExcluir
  4. Eu já comi uma barrinha de alfarroba com coco. não sente muito o sabor especifico dela, sente mais o coco, mas gosto sim. Queria provar ela como o cacau. É mto diferente do cacau?

    bjão

    ResponderExcluir
  5. nossa amiga
    cada informação preciosa!
    adorei a dica biu!
    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por ter vindo!