domingo, 5 de julho de 2015

Disturbio Afetivo Sazonal

Boa tarde People

Então, minha cervical continua aqui, continuo tomando cuidado e seguindo em frente. Resolvi erguer a cabeça e combater qualquer pessismo. Sim eu posso cair, mas me reerguerei. E conto com a ajuda de vocês! Conto né!?
Sempre percebi que no inverno as coisas ficam mais sombrias, humor diferente... Conversando com uma psicóloga, ela me disse que isso não é somente de países que nevam ou de frio intenso, e que há diversos casos na região sudeste e sul do Brasil, onde as temperaturas caem.
E realmente, eu sempre brinco que deveria ter nascido no Nordeste. O céu nublado e principalmente o frio, me deixam pra baixo. Entender isso já é um ponto a mais. Vou lutar e ver tratamentos:fototerapia, tomar sol, vitaminas, exercícios! Olha só que encontrei a respeito....

Transtorno Afetivo Sazonal (TAS) ou Depressão de inverno, como costuma ser conhecida é uma forma dedepressão que, como o próprio nome diz, ocorre principalmente durante o outono e o inverno, onde a falta de luz solar pode tornar as pessoas mais vulneráveis a flutuações normais de humor.

Esse tipo de depressão é mais forte em países onde o inverno é mais rigoroso e os dias mais escuros e se caracteriza por alterações no humor e diminuição de energia.

Depressão Sazonal é mais freqüente em mulheres que em homens, estatísticas apontam que para cada homem afetado, existem quatro mulheres. É possível que suas causas estejam relacionadas com a redução da luz natural e as baixas temperaturas do inverno. Pesquisas mostram que ela é causada por um desequilíbrio biológico.

Acredita-se que a ausência da luz contribui para a produção de um neurotransmissor que regula o humor, o apetite e o sono chamado serotonina. Outro fator é a produção da melatonina (responsável pelo sono), que produzida em excesso provoca a sensação de cansaço e a diminuição de energia.

A diferença básica entre o Transtorno Afetivo Sazonal (TAS) e a depressão maior é que esta última não precisa de uma época do ano específica para se manifestar e não desaparece com as mudanças de estação.


Fontes:
http://pdg.estiga.com/transtorno-afetivo-sazonal
http://www.tuasaude.com/9-tipos-de-depressao/

Clique aqui para Instagram, Facebook e Youtube .
Estou usando o Bloglovin para seguir os blogs de vcs! Ele pode ser acessado em https://www.bloglovin.com, e tb através de apps na Play Store e Apple Store. Me sigam por lá!
Bj bj bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!